ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

Experiência vocacional

Que riqueza poder participar deste blog sobre a vocação franciscana, onde presenciamos diversos fatos documentados através de contribuições de pessoas responsáveis pelo SAVOC, bem como dos próprios vocacionados, aspirantes da vida religiosa franciscana, que diante da participação nos encontros vocacionais vão discernindo contundentemente o que é servir como menor, isto é, como frade. A equipe, muito atenta, não perde a oportunidade de esclarecer as dúvidas vocacionais de cada um; porém tudo na medida do possível, principalmente como se dá o processo de formação, que segue o intuito de introduzir o vocacionado na vida de convivência fraterna, à luz de São Francisco de Assis. As fotos postadas dão testemunhos de quão bom são os encontros promovidos pela Ordem para a animação vocacional.
Em seu carisma, a vida religiosa franciscana é pertinente à gratuidade do serviço. Assim, o vocacionado pode observar e trazer para si as dimensões da fraternidade. Por isso, espero ardorosamente que estes incríveis momentos de experiências vocacionais nos estimulem a refletirmos corajosamente a nossa vocação, não deixando de observar o cultivo notório da vida fraterna e humilde e, além do mais, respeitar as qualidades que Deus nos deu a cada um, de modo que ninguém sinta-se incapaz de colocar seus dons em prática.
Ademais, precisamos pensar e repensar nossos conceitos sobre a nossa vida cristã, pois a ela necessitamos dar um coerente sentido, para que nossos objetivos sejam concretizados de maneira responsável e comprometedora, de tal modo que sejamos realmente felizes no caminho que escolhermos para nossa vida. Se olhamos ao nosso redor, com certeza perceberemos as realidades obscuras de nosso mundo, como as crises profundas de identidade e insatisfação que acometem a vida das pessoas, provocando um caos visível ao simples fato de que a tudo estamos sujeitos. Portanto, não sejamos vítimas do vazio existencial que está apagando o semblante vívido de pessoas que estão morrendo à margem da sociedade, buscando somente refúgio nos prazeres da vida individualista, regada por dinheiro, luxo, consumismo desenfreado, enfim, tudo que seja frívolo, e, subsequente, desfavorecem muitas outras pessoas, por conta da cegueira espiritual, pois não se comprometem em nada ou quase nada pela realidade social do próximo, que também nos clama por melhores condições de sobrevivência e colaboração para o desenvolvimento de suas potencialidades. Todos somos pobres. Não nos fragmentemos, pensando que somos auto-suficientes ou inutéis, vivendo em nossa própria esfera de mundo. Sejamos protagonistas de um mundo no qual reine os bons valores morais, os princípios cristãos, e nossa total caridade pelo próximo. É nas pequenas coisas que descobrimos nossa vocação. Dessa forma, sejamos ousados em participar daquilo que nos envolve em Jesus Cristo, cujo mistério é o rosto sofrido do outro, que está tão perto de nós, que muitas vezes, em nossas correrias diárias, deixamos passar despercebido.
Fernando Crialez Mastelari

Um comentário:

savoc disse...

Olá frei Bruno! Este blog está uma benção, tudo de bom.meu irmão a data da Marcha franciscana de 2010 é de 24 á 31/07.
um grande abraço. não esquece do numero da conta do banco para o deposito das inscrições.

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores