ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

FRANCISCO DE ASSIS IV




Parte IV

O Evangelho integral será então para Francisco e os seus a “Regra” de vida. Francisco procura o papa Inocêncio III, o qual se espanta com a severidade da Regra (o Evangelho o pé da letra).
Inocêncio III teve um sonho: viu a basílica de Latrão a inclinar-se como se fosse desabar. Um religioso “pequeno e feio” a sustentou em suas costas e a impediu de ir abaixo. O homem do seu sonho só poderia ser Francisco. Ele salvaria a Igreja. Inocêncio então aprovou verbalmente a vida dos frades – “Ide, meus irmãos” (Cel) – e impôs aos frades obediência a Francisco e a este, obediência a todos os papas.
Francisco, porém, não adotou outra Regra como fez São Domingos, que adotou a regra de Santo Agostinho, por causa da ameaça do IV Concílio de Latrão. Então, Francisco escreve sua própria Regra, a qual não foi acolhida – no capítulo de 1221 – por uma parte dos frades, nem pelo representante da Cúria Romana.
Entretanto, o Papa e o Cardeal Hugolino, tinham pedido a São Francisco que retocasse seu projeto de Regra. Francisco ficou no eremitério de Fonte Colombo juntamente com Frei Leão.
Porém esta Regra foi perdida e Francisco recomeçou a trabalhar noutra obra com Frei Leão. A Regra ficou pronta em 1223, sendo enviada a Roma e retocada pelo, Cardeal Hugolino. A maior parte das citações do Evangelho da Primeira Regra foram suprimidas em favor das fórmulas jurídicas.
Mas Deus tranqüiliza Francisco dizendo: “Pobre homenzinho, por que te entristeces? Tua Ordem não é minha Ordem? Não sou eu que ela tem como pastor supremo? Deixa-te então de afligir-te e cuida antes de tua própria salvação”.









REFLEXÃO






O que te impusiona a viver o Evangelho nos dias de hoje? Quais os valores contido no Evangelho e que você acredita que precisa ser mais anunciado e vivido atualmente?

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores