ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

CAMINHOS DA MISSÃO (Parte Final)





É com muita alegria que eu, Frei Reinaldo e Frei João, voltamos a escrever os relatos das experiências vividas aqui na Amazônia embora com um certo pesar porque nossa experiência esta chegando ao final. Posso garantir a vocês que buscamos viver com muita intensidade cada momento nestes meses em que nos foi dado a graça e a oportunidade de realizar em nossas vidas algo de extraordinário no serviço junto dos povos da Amazônia povo este muito simples e acolhedor com um grande ensinamento de vida a nos transmitir.

Ao voltarmos da Missão Cururu continuamos nossos trabalhos de visita nas comunidades neste ultimo mês não saímos mais para visitar as comunidades das colônias distantes da cidade e ficamos nas comunidades próximas do perimeto urbano.

Eu Frei Reinaldo estive na comunidade de Pariço juntamente com o Frei Fabio e lá realizamos visitas às famílias e colaboramos ajudando nas celebrações da Padroeira da comunidade Santa Maria Mãe de Deus. Realizamos também um trabalho com os alunos de 5ª a 8ª serie que na comunidade com o objetivo de refletir com eles sobre a violência, pois este é um período de muitas festas no município e por isso é também uma época onde se aumenta a violência com ocorrência de brigas entre jovens geralmente por causa de bebidas, ciúmes de namorada e outras coisas do gênero. Preocupado com isso o Frei Alex juntamente com a diretoria da escola elaborou um cronograma onde nós juntamente com os professores pudéssemos despertar a reflexão dos jovens sobre o assunto na tentativa de alerta-los sobre o que causa a violência e suas consequências. No final reunimos toda a comunidade em um campo de futebol e passamos um filme com o objetivo de ajudar na reflexão sobre o assunto da violência e também envolver a família na discussão do problema, afinal, sabemos que a violência muitas vezes e gerada dentro da família e através dos valores que os adultos transmitem as crianças. Depois começamos a ajudar nas festas de junho nas comunidades de Santo Antonio, São João e São Pedro esta sendo muito bom. O povo é animado e tem muita quadrilha com danças e comidas típicas da região que aliás, agora que estamos chegando ao final de nossa experiência, já conseguimos conhecer e ler um pouco da historia do município de Monte alegre assim como também ouvimos muitas historias e lendas deste povo, as quais, gostaria de partilha com vocês no final deste texto. Agora vamos ver o que o Frei João realizou neste mês onde começamos a caminhar para o final de nossa missão nas terras da Amazônia.   

Depois que eu, Frei João Antonio, cheguei da Missão Cururu, tive a oportunidade de substituir o Frei Haroldo, Professor Titular de Ensino Religioso, na Escola Imaculada Conceição. Pois no mês de junho há muitas Festas de Padroeiros nas Comunidades e como o Frei precisava Celebrar para o Povo de Deus, eu fiquei no lugar dele. Gostei muito desta experiência de poder aprofundar os conhecimentos sobre algumas Religiões e poder conviver e ensinar para os estudantes, partilhando assim um pouco daquilo que aprendi. Além de Lecionar para os alunos de 5ª a 8ª séries, o nosso Pároco Frei Alex, solicitou a possiblidade de ajudar na Escola de Lideranças. Esta Escola é um curso da Diocese de Santarém para formação de Líderes para as Comunidades, e se estuda temas que fazem parte da Vida da Igreja. Estudamos juntos sobre a Sagrada Liturgia a partir do Documento Conciliar Vaticano II Sacrosanctum Concilium, e estudamos um pouco sobre o Estudo da CNBB n 97: Iniciação à Vida Cristã – um processo de inspiração catecumenal. E como é bonito ver a “sede” de conhecimento das pessoas e o esforço de cada um para estar ali, dedicando seu tempo e sua Vida para estudar, se formar para poder servir melhor a sua Comunidade. Como eu estava na Escola, a diretora Irmã Carmelita, me pediu para fazer durante este período algumas Palestras, as quais eu gostaria de citar: Para a Reunião de Pais e Mestre, refletimos sobre a Trindade: modelo de comunhão para a Família; para os estudantes, pensamos um pouco sobre a questão do Relacionamento, nos seus diversos aspectos, o relacionamento comigo, com o outro, com as coisas e a Natureza, com o Transcendente e o tema ficou assim: Aprendendo a Cuidar – Em busca de um novo começo. Pudemos ver também como as festas juninas são celebradas aqui em Monte Alegre, há muitos tipos de danças nos arraias: quadrilha, carimbo, cordão-da-Garça; e as comidas típicas: vatapá, bolo de macaxera, salada de frutas, rosquinha. E como o tempo passa rápido, chegamos a mais um fim de uma etapa e começo de uma nova Missão. 
Sou muito grato a Deus por cuidar de mim com tano amor e carinho em seus braço de Pai, obrigado Senhor por este belíssima experiência, Obrigado Senhor, por fazer tantos Amigos e Amigas nesta cidade tão acolhedora. Amém!!!



A cidade onde estamos morando se chama Monte Alegre e esta localizada no estado do Para na região da calha norte do baixo Amazonas. O município contem 27.660km quadrados que corresponde a 12% em extensão territorial do estado do Pará e esta a 35m de altura do nível do mar. A cidade de Monte Alegre esta situada na margem esquerda do rio Gurupatupa, que é um afluente do amazonas pela margem esquerda e a distancia até Belém é de 623km.

Outra curiosidade está relacionada ao clima que se caracteriza por dois momentos inverno e verão. O verão é o tempo da seca e de calor muito forte e vai de agosto a dezembro já o inverno começa em janeiro e vai ate julho neste tempo ocorrem muitas chuvas dificultando o trafego nas estradas da região porque ainda não são asfaltadas e em alguns pontos existem igarapés que facilmente enchem neste período de chuva alagando as estradas ficando os carros impossibilitados de trafegarem e ainda é triste de saber que a falta do asfaltato é por falta de interesse político, neste período também acontece às cheias dos rios alagando a parte baixa da cidade e algumas casas de ribeirinhos. No verão as águas começam a abaixar e com isso aparecem as áreas de várzea e lagos deste modo o município é privilegiado porque são os inúmeros os lagos da região como lago Grande, lago Branco, Taxipa, Papucú, São João e muitos outros. São nos lagos que os peixes vão para não morrer e poderem se criar. Outra riqueza existente em monte alegre são as águas sulfurosas e que por falta de divulgação e interesse empresarial não são muito visitadas ficando um pouco esquecida pela população. Por fim a cidade de Monte Alegre é cercada de serras onde são destacadas as pinturas rupestres na serra de Ereré, Paituna e Serra da Lua que segundo alguns estudos arqueológicos recentemente publicados e de que existiam povos ancestrais dos índios americanos, incluindo os brasileiros, baseados em analise de artefatos pré-historicos encontrados em varias regiões do continente.

Monte Alegre antes de receber este nome foi chamado de aldeia dos Gurupatubas por causa dos índios que viviam na região não se sabe ao certo qual foi o povo que primeiro fez contado com as aldeias dos Gurupatubas assim como também é indefinida qual a congregação que primeiro trabalhou aqui, mas que segundo alguns relatos foram os Frades capuchinhos da piedade que eram franciscanos da província de nossa senhora da piedade em Portugal e que chegaram na Amazônia por volta e 1692 ou 1963 foram através da orientação destes frades que o povoado de Gurupatuba recebeu a orientação cristã mas existem outros dados que no ano de 1681 estiveram por aqui os Jesuítas tendo eles construído na aldeia uma Igreja em louvor a Nossa senhora Conceição. O fato é que sempre houve rivalidade entra as duas ordens nas terras da Amazônia nesta época afim de por fim ao problema a coroa Portuguesa no ano de 1693 e 1748 publicou cartas régias designando as regiões que as mesmas deveriam atuar sendo assim os frades da Piedade os primeiros a atuarem na aldeia.

No ano de 1832, Monte alegre possuía uma Grande igreja, que era considerada a maior do baixo amazonas. Essa igreja foi demolida porque a sua construção apresentava sérios problemas de estrutura. Em substituição a mesma foi iniciada a construção da atual igreja de Matriz de São Francisco, que durou quarenta anos para ser concluída acredita-se que o atraso na obra aconteceu devido à cabanagem. Nesta época foi usada à igrejinha do bom Jesus talvez a mais antiga do baixo amazonas. A atual igreja Matriz o povo mais antigo diz que foi construída pelo povo que no verão traziam nos carros de boi as grades pedras para construção das paredes da igreja. Hoje a Igreja tem 250 anos e esta sobre a administração dos franciscanos da custodia de São Benedito da Amazônia sendo o Pároco Frei Alex Assunção que com a ajuda dos vigários Frei Haroldo e Frei Elder e de três Irmãs franciscanas Angelinas  atendem 142 comunidades levando uma formação espiritual, humana e realizam os sacramentos para este povo que com o passar dos anos aprenderam a amar os frades......   

Paz e bem!                     

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores