ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

II ENCONTRO DOS IRMÃOS LEIGOS DA CFMB

Foi realizado em Petrópolis, no convento Sagrado Coração de Jesus, de 28 a 30/10/2011, o segundo Encontro Nacional de Irmãos Leigos da Conferência dos Frades Menores do Brasil. Tendo como tema “Todos vocês são irmãos: Laicidade e Identidade franciscana”, o encontro buscou ser um espaço para refletir sobre a identidade fraterna, a dimensão da laicidade na vida franciscana e os obstáculos à vivência dessa identidade. É, certamente, um encontro pioneiro no âmbito da Ordem. Não se tem conhecimento de que alguma outra conferência da Ordem tenha tido tal iniciativa.

A preparação do encontro esteve sob os cuidados da equipe indicada pela CFMB: Frei Luis Augusto Lessa, da Província Santo Antônio; Frei João Osmar d’Ávila, da Província São Francisco; Frei Jairo Ferrandin, da Província Imaculada Conceição; e Frei Fabiano Aguilar Satler, da Província Santa Cruz. O encontro contou com a presença de 42 frades de oito entidades: um frade vindo da Província São Francisco Solano do Peru, dois frades da Custódia do Sagrado Coração, um frade da Fundação Nossa Senhora de Fátima, vinte e um frades da Província Imaculada Conceição do Brasil, nove frades da Província Santa Cruz, um frade da Província Santíssimo Nome, quatro frades da Província Santo Antônio e três frades da Província São Francisco. Os Ministros provinciais, Custódios e Presidentes de fundação da CFMB fizeram-se representar por Frei Francisco Carvalho Neto, Ministro provincial da Província Santa Cruz.

Após a apresentação dos participantes, foi logo sentido o clima diversificado e amplo de representação das instituições. Também foram feitas considerações acerca da realidade de cada entidade no tocante às relações fraternas e institucionais das fraternidades provinciais com os irmãos leigos. Frei Fabiano Aguilar teceu algumas considerações iniciais, pontuando questões relacionadas com a vocação laical no meio da Vida Consagrada e da Ordem dos Frades Menores.

O Governo geral da Ordem, por ocasião da Festa de São Francisco do ano de 2011, elaborou uma carta a toda a Ordem na qual foram tratados alguns aspectos relacionados com a vocação laical na Ordem. Essa carta, juntamente com o artigo “Os religiosos leigos na Igreja: uma aproximação teológica”, de Frei Vanildo Zugno OFMCap, serviram para auxiliar a reflexão nos grupos de trabalho que foram formados durante o encontro. Frei Ivo Müller, cuja tese de doutoramento na Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Antoniana, em Roma, tratou da questão da “cooperação dos irmãos da Ordem dos Frades Menores no poder de regime da Igreja” – a possibilidade dos irmãos leigos exercerem serviços de governo na Ordem e na Vida Consagrada – ajudou a reflexão desse ponto na tarde de sábado.

O resultado das reflexões nos grupos e no plenário será sistematizado. As respostas aos questionamentos levantados na carta do Governo geral serão devolvidas a ele para que, esperamos, os sinais de uma tentativa de reflexão da temática dos irmãos leigos avance na Ordem e não caia no esquecimento durante o tempo que preenche os Capítulos gerais.

Durante o encontro, foi afirmado o ambiente propício vivido no meio das entidades da CFMB para uma vivência e reflexão amadurecida sobre a vocação do frade leigo. Isso é possível graças à oportunidade e incentivo que vários irmãos tiveram e têm tido de estudar e de se inserirem nas diversas frentes de trabalho e serviços das suas respectivas entidades e mesmo em áreas de missão ad gentes. Entretanto, tal realidade não esconde alguns desafios que ainda restam para serem superados. Entre eles, o desafio do itinerário formativo do irmão leigo e o de uma pressão ainda presente pela ordenação de alguns irmãos. O ambiente clerical do qual a Igreja não conseguiu se libertar no pós-Concílio Vaticano II, juntamente com uma atuação majoritariamente paroquial e sacramental na Ordem no Brasil fazem com que esse tipo pressão ainda se faça presente. Um outro desafio – não o maior deles, mas, significativo, pela carga simbólica de exclusão e discriminação que ele comporta – diz respeito ao acesso dos irmãos leigos aos serviços de governo. Uma constatação e uma possível contribuição dos irmãos leigos da CFMB emergiram durante o encontro. A constatação: os irmãos leigos no Brasil conseguiram dar importantes passos em relação a outras conferências. Abandonaram há tempos um ambiente de lamúrias decorrentes de uma realidade discriminatória vividas em um passado recente. A contribuição dos irmãos leigos à Ordem: em meio à reflexão sobre novas formas de presença franciscana e de moratorium proposta pelo Governo geral, os irmãos leigos têm um papel privilegiado nesse discernimento.

O próximo encontro ficou programado para ocorrer de 24 a 27 de outubro de 2013 e será acolhido pela Província Santo Antônio. Uma equipe permanente de reflexão e de articulação dos frades leigos no Brasil foi formada para atuar até esse próximo encontro: Frei Luis Augusto Lessa, da Província Santo Antônio; Frei João Osmar d’Ávila, da Província São Francisco; Frei Walter de Carvalho Júnior, da Província Imaculada Conceição; e Frei Fabiano Aguilar Satler, da Província Santa Cruz. Nos dias 12 a 14/10/2012, em Brasília – DF, ocorrerá o III Encontro Nacional de Religiosos Irmãos da CRB. Cada província ou entidade constituinte da CRB poderá enviar um irmão como delegado para este encontro nacional.

Para finalizar, foi realizada a avaliação, na qual se ressaltou como muito positivo a realização do II Encontro Nacional de Irmãos Leigos, bem como a acolhida dos irmãos da Província da Imaculada, que sediaram o evento. Ressaltou-se, ainda, a partilha das reflexões, a boa participação das entidades, o zelo no preparo das orações, o conteúdo dos instrumentos de trabalho (textos) oferecidos, a organização do encontro e a sua perspectiva de continuidade.

Aos nossos provinciais, custódios e presidentes de fundação, o nosso agradecimento pelo apoio fraterno e institucional para a realização deste nosso encontro!

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

DEIXE AQUI O SEU E-MAIL PARA RECEBER NOTÍCIAS

Ocorreu um erro neste gadget

Seguidores