ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

ENCONTRO VOCACIONAL FRANCISCANO DE FRANCA-SP

Dos dias 11 a 15 de novembro a equipe do serviço de animação vocacional (SAVOC) esteve reunida no Convento Santa Maria dos Anjos com a fraternidade do postulantado para acolher os vocacionados que buscam um discernimento procurando uma resposta convicta e certa no serviço a Deus e a sua Igreja. 
Vieram para este encontro - cujo tema foi: "Todos vós sois irmãos" - treze vocacionados de várias regiões do norte, nordeste e centroeste do Estado de São Paulo: André Luiz (Presidente Venceslau-SP); Ampélio (Andradina-SP); Iuri e Iago (Marília-SP); Anderson Leão (Garça-SP); Alef  Pavini e Breno Bernardes (Bebedouro-SP); Enziel (Pirangi-SP); Daniel (Ribeirão Preto-SP); Wilker, Alexandre e Antônio Vinícius (Franca-SP) e Higor (Ribeirão Corrente-SP). Alguns já participantes de encontros vocacionais anteriores e outros pela primeira vez. 
O Encontro iniciou com o jantar e logo após houve uma apresentação ressaltando a pessoa e suas qualidades através de uma dinâmica do nome, seguida de uma oração de acolhida e de abertura do encontro. 
Os dias seguiram e o grupo de vocacionados foi conquistando uma amizade e assimilando a vida de fraternidade através dos trabalhos em comum, das formações, dos momentos de lazer, das orações e dos bate-papos informais. Desta forma a amizade  e o sentido de irmãos foi crescendo no coração de cada participante e também entre nós frades e postulantes.
A presença de nosso Ministro Custodial Frei Flaerdi Silvestre Valvassori enriqueceu o encontro no início e na manhã do primeiro dia, que em nome de todos os frades de nossa Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus acolheu a todos e falou sobre o tema: "Todos vós sois Irmãos", ressaltando o ideal de Francisco, seus primeiros seguidores e a forma de ser irmão hoje, dizendo que a fraternidade se constrói  na alegria, mas principalmente com os desafios e particularidades de cada irmão. 
Houve também a presença da família franciscana nas pessoas da Rosa e da Maria Helena ministra e formadora da fraternidade franciscana secular Fonte Colombo de Franca, que falaram sobre a regra de vida e o modo de ser franciscano no mundo. Foram também os jovens da fraternidade Frei Leão da Juventude Franciscana (JUFRA), falando de como ser um jovem comprometido com o Evangelho a exemplo de São Francisco de Assis. Alguns Jufristas já haviam participado de encontros vocacionais e optaram por ser jovens franciscanos no mundo, e alguns eram jufristas e hoje são frades ou que decidiram neste encontro de se tornar frades, mostrando que somos realmente "irmãos" buscando viver a mesma vida evangélica de modos diferentes. Foi apresentado também a importância da nossa identidade religiosa antes de qualquer opção. Isso nos caracteriza como irmãos e que nos faz capazes de testemunhar o Reino de Deus através de nossa consagração. Depois de compreender a vocação religiosa o vocacionado faz a sua opção por ser irmão leigo ou irmão presbítero, sabendo que tem os mesmos direitos dentro da fraternidade, diferenciando apenas o seu ministério. 
O encontro terminou no dia 15 com a celebração da Santa Missa. Seis pedidos para ingresso no próximo ano serão encaminhados para a reunião do Conselho de Formação. Rezemos a Deus por estes vocacionados, pedindo que lhes conceda sempre a fidelidade no serviço a Deus. 
Os  nossos agradecimentos sinceros a todos que participaram, aos frades da fraternidade Santa Maria dos Anjos na pessoa do Guardião Frei João Lourenço que sempre nos cativa com sua alegria e também da espontâneidade de Frei Joaquim. O belo testemunho de consagração de Frei Berardo Paolino (98 anos) e Frei Eduardo Nithack (75 anos). A animação e vigor vocacional dos postulantes Everton, Gabriel, Jorge, Pedro, Ronair e Cristiano e também os frades de profissão temporária frei João Antônio e Fr. Reinaldo que se preparam para a missão na Amazônia no próximo ano. Não podemos esquecer dos benfeitores que contribuiram para o bom êxito do encontro e em especial o movimento Serra Clube de São Joaquim da Barra e de Franca que cozinharam todos os dias do encontro. 
Que as bênçãos de Deus sejam derramadas na vida de cada um que contribuiu ou participou destes dias de encontro com Deus e com sua proposta de vida e que Maria Santíssima sempre nos conduza fiéis aos ensinamentos de seu Filho amado. 
Fraternalmente, 
Frei Bruno Alexandre Scapolan, ofm.

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores