ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

A VOCAÇÃO RELIGIOSA


TEMA:"VIDA RELIGIOSA, UM SERVIÇO AO REINO DE DEUS”

“Rápido para perdoar, demorado para irar”. Descreve Celano acerca de Francisco de Assis. “Sereno na inteligência, delicado, sóbrio, contemplativo, constante na oração e fervoroso em todas as coisas. Firme nas resoluções, equilibrado, perseverante e sempre o mesmo. Rápido para perdoar e demorado para irar, tinha a inteligência pronta, uma mémoria luminosa, era sutil ao falar, sério em suas opções e simples. Era rigoroso consigo mesmo, paciente com os outros, discreto com todos. Muito eloquente, tinha o rosto alegre e o aspecto bondoso, era diligente e incapaz de ser arrogante (LC Cap. 29,83).
A atitude duma pessoa firme e espiritualidade simples, mas séria, obterá sem dúvidas outros seguidores. A graça de Deus é abundante naqueles que procuram seguir firmemente o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. É a atitude de um santo.
REFLEXÃO
A vocação religiosa tem sempre no fundo este carisma: o que é próprio, criativo, puro e santo. Assim temos uma infinidade de homens e mulheres que deixaram tudo, seus caprichos pessoais e ouviram ao chamado do Mestre. Citamos apenas alguns: São Vicente de Paula, São Domingos, São Francisco de Assis, São João Bosco, Santa Clara, Madre Tereza de Calcutá... O surgimento destas vidas e tantas e tantas outras, fizeram nascer congregações e ordens religiosas. São grupos de pessoas (até milhares) que aceitam um determinado modelo de vida para servir mais plenamente ao Reino de Deus. Cada um tem o que é o seu próprio, o que caracteriza a sua inspiração original. É na diversidade dos dons que nos são apresentados caminhos diversos para servir ao Senhor. Escolhendo o que mais possa adaptar-se, cada um tem o direito e a liberdade de seguir e assumir um destes caminhos.
A vocação religiosa aparece como o grande serviço ao Reino de Deus. A pessoa que opta por esta vida, não está alheio ao mundo. Não fica proibido de ter contato com sua família. Por força de caridade, até tem obrigações para com ela. Não constitui uma família (matrimônio), mas assume a grande família religiosa, conforme o seu carisma. Está em família. Por isso não está isento de dificuldades e de diferenças. Assume o diferente, para que, como religioso(a), possa ligar-se mais à vontade de Deus.
Algo o diferencia dentro do mundo. Está no mundo para ser sinal diferente dentro do mundo. Conhece o mundo para santificá-lo e dar verdadeiro testemunho de Paz, Justiça, Alegria e Felicidade. Esta opção de vida, esta vocação tem como finalidade chamar todos os homens de boa vontade ao Pai. É ver o mundo, as coisas, as pessoas, a vontade com mais exatidão. É o chamado para a santificação. É o convite ao mundo para santificar-se. Esta opção orienta a própria vontade para assumir a grande vontade do Pai. Por isso, o religioso se entrega ao Pai para concretizar seu plano de salvar todos os homens de boa vontade.
PARA REFLEFIR

a Tem sentido a Vida Religiosa hoje?
b. Para você: o que empolga na Vida Religiosa?

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores