ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

TESTEMUNHO INCOMUM


Muitos irmãos vieram de Assis. Haviam chegado dos mais diferentes lugares quando souberam do estado de saúde de Francisco. Vinham dar-lhe a despedida, mas sobretudo queriam receber sua bênção. À medida que chegavam, colocavam-se perto do leito do enfermo e ali permaneciam por longo tempo. Com os olhos vendados, Francisco não os podia ver, mas ao perceber-lhe a presença, os abençoava e lhes recomendava não desfalecer em seus bons propósitos. 
Ao voltar a escutar as vozes de tantos companheiros do começo, não pode evitar que sua mente se povoasse de recordações e que por seu coração curzassem alguns relâmpagos de angústia. Então pediu ao Irmão Leão que escrevesse o que seria seu testamento para todos os irmãos. 
Começou recordando seu passado quando, segundo ele, se encontrava em pecado e quando começou a descobrir o rosto do Senhor nos rostos dos leprosos e dos mendigos. Logo, continuou afirmando que tudo o que com ele aconteceu foi unicamente obra da misericórdia de Deus, que se dignou chamá-lo e indicar-lhe que devia viver simplesmente segundo o Evangelho. Disse que depois vieram os irmãos, como um dom de Deus, e que com eles trabalhava pobremente, vivia alegremente, orava devotamente. 
Quando chegou a este ponto, o tom de Francisco mudou. Já não seguia ditando lembranças, mas começou a mandar e proibir com acentos categóricos, como se em sua alma revivesse o legislador. Ordenou que todos os irmãos aprendessem a trabalhar, e que fossem pobres de verdade, que obedecessem à Igreja e que permanecessem sempre fiéis à Regra que haviam prometido. Disse, finalmente, que quem cumprisse essas coisas seria abençoado pelo Senhor. 
Francisco terminou extenuado e os irmãos presentes, olhando-se nos rostos saíram sem dizer palavras. 

PARA REFLETIR:

58. Qual das partes do Testamento de São Francisco é, a teu modo de julgar, a mais importante e por que?


Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores