ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

A COLHEITA ESTÁ PRONTA

Antes de terminar setembro, soube Francisco que já estava próximo o fim e expressou seu desejo de ser transferido para a Porciúncula. Queria morrer onde fora seu verdadeiro berço. Os irmãos organizaram o traslado. Desta vez, o cortejo era mais numeroso, mas sempre escoltado por cavaleiros armados. 
O outono já havia começado: nos vinhedos havia cachos de uvaas maduras e, nos trigais, se iniciava a ceifadura dos campos. Sabia muito bem que era a estação das colheitas. 
Quando passaram perto do leprosário, o Pobrezinho fez deter-se a comitiva e pediu que o colocassem de frente para Assis. Levaram-no sobre uma liteira. Fazendo um grande esforço, endireitou seu corpo como pode e estendeu suas ossudas mãos para a cidade recostada na colina, com seus tetos desiguais, suas muralhas e suas torres. Deteve-se por um momento mudo, como contemplando em seu interior o que seus olhos apagados não lhe permitiam ver. Logo disse, pausadamente, com uma voz carregada de nostalgia. "Abençoada sejas pelo Senhor, cidade querida..., que em ti sempre more a bondade e a misericórdia do Senhor... que em teus jardins floresça a paz e por tuas telhas destile o perdão". 
O cortejo prosseguiu lentamente. Só se escutava o ruído das pisadas e o esvoaçar das aves. 
Quando chegaram à Porciúncula, o acomodaram em uma cabana que ficava a uns poucos metros da capela que ele mesmo havia restaurado com suas mãos, havia quase vinte anos. 

PARA REFLETIR:

59. A despedida que Francisco fez à sua cidade respondeu a um sentimentalismo ou a um compromisso real com seu povo? Por que?
     De que forma podes expressar hoje teu compromisso com teu povo?

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

DEIXE AQUI O SEU E-MAIL PARA RECEBER NOTÍCIAS

Ocorreu um erro neste gadget

Seguidores