ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

O FIEL AMIGO ATÉ A MORTE


Recolhido naquele lugar, Francisco sentia-se feliz. A proximidade dos muros que ele vivia restaurado e o aroma do bosque vizinho, o reconciliavam com seu passado e o faziam uma só coisa com a criação inteira. Essa cabana humilde era para ele como o melhor palácio. E não é que estivesse apegado a esse lugar. Ao contrário, agora, mais do que antes, tinha o coração desprendido de tudo. Porém sentia em seu íntimo o dever de ser cortês com tudo que Deus havia feito por ele, com tudo o que lhe havia presenteado. 
Esta cortesia devia ser muito mais eloquente com seus amigos. Por isso, agradecia a fidelidade e a generosidade de todos os irmãos, começando pelo nobre e leal Bernardo de Quintavale, o primeiro que o Senhor lhe doou. 
E como não lembrar-se de irmã Clara, a valente, a doce, a dedicada, a diáfana? Não podia partir sem enviar-lhe um pequeno recado que lhe expressasse seu carinho. Ditou para ela uma cartinha em que a exortava a perseverar em seus propósitos e lhe pediu que não se excedesse em jejuns e penitências que prejudicassem sua saúde. 
Pensou também em sua amiga de Roma, em Jacoba Settesoli, a nobre viúva, que várias vezes o acolheu em sua casa, aquela que de tantas formas colaborou em seus projetos e que, em momentos difíceis, o animou em seu ideal. Estando naquele transe, desejou voltar a vê-la e a mandou chamar por meio de uma carta em que, para apressar sua presença, lhe pedia que trouxesse o indispensável para sua sepultura e alguns dos pastéizinhos de que tanto gostava. Dizem que a carta não chegou a seu destino porque pouco depois entrava a senhora Jacoba acompanhada de seus dois filhos, trazendo muitas coisas, sobretudo a solidariedade e a nobreza da mais fina amizade. 


PARA REFLETIR:


60. A partir destes relatos, destaca as maiores características da amizade, para Francisco. 
      Qual é, em última análise, a razão da fidelidade na amizade, para Francisco?

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

DEIXE AQUI O SEU E-MAIL PARA RECEBER NOTÍCIAS

Ocorreu um erro neste gadget

Seguidores