ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

FESTA DA PÁSCOA


Os irmãos já frequentavam as grutas de Greccio, há alguns anos para rezar. Quase todas eram amplas e podia-se viver nelas de forma permanente como  em um eremitério. Francisco ficou aí o restante do tempo de inverno e a primavera seguinte. Precisava de paz e aí a encontrava. Passava longas horas rezando no fundo de uma caverna ou perdido no bosque do monte, quando o permitia o tempo. Depois, descia às choupanas dos camponeses para ajudá-los nos afazeres mais simples e, nos dias de feira, subia até à aldeia para pregar sobre o que lhe inspirava o Senhor.
Quando chegou a Páscoa, os irmãos de Gréccio quiseram celebrar de maneira especial, pois Francisco estava entre eles naquele ano e tinha vindo visitá-los um irmão Ministro. Começaram, um dia antes, os preparativos recorrendo à vizinhança para conseguir toalhas brancas, uma vasilha preciosa, adornos para a mesa e melhores comidas.
Francisco que observava tudo aquilo em silêncio, decidiu dar-lhes uma lição. Sem que ninguém o observasse, saiu do eremitério e regressou sozinho à hora que lhe pareceu que todos estavam sentados à mesa. Vestiu-se como peregrino. Bateu à porta e, com voz disfarçada, pediu uma esmola pelo amor de Deus. Os irmãos, que nesta hora, deram-se conta do disfarce não puderam negar-lhe a vasilha com comida como lhes pedia o esmoler que, sentado a um canto, comia silenciosamente.
O entusiasmo da festa transformou-se em chuvarada fria. Os irmãos continuaram mastigando em silêncio a dura lição de Francisco, enquanto lhes vinha à memória o Evangelho da Missa que naquela manhã havia falado dos peregrinos de Emaús.

PARA REFLETIR

49. O que dizer da forma como os irmãos de Grécio quiseram celebrar a Páscoa?
      Parece-te adequada a lição dada por Francisco? Por quê?

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores