ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

ENCONTRO VOCACIONAL DE MARÍLIA


Paz e Bem!
Neste final de semana, a fraternidade de Marília sentiu-se imensamente feliz ao acolher os vocacionados que disseram seu "sim" ao chamado de Deus para discernir mais sobre a vocação religiosa franciscana.
O nosso plano de Animação Vocacional contempla três encontros por ano, sendo obrigatória a participação em pelo menos dois destes, e como todo brasileiro deixa tudo para última hora, grande parte dos vocacionados não puderam participar deste encontro. Contudo, responderam ao convite três irmãos: Glauco (Marília), Anderson (Garça) e Murilo (Várzea Paulista). O Encontro (convivência) procurou acompanhar o ritmo natural da nossa fraternidade composta de frades estudantes de teologia e filosofai. Assim que chegaram os vocacionados participaram das vésperas e logo depois da Santa Missa na sexta-feira. Fizemos um momento comunitário no jantar, no qual alguns mostraram seus dotes culinarios, pois um dos critérios para a aprovação vocacional é ser bom cozinheiro (risos). Diz um adágio que um bom beneditino sempre leva à capela, um bom agostiniano à biblioteca e um franciscano de verdade sempre leva à cozinha. Por isso, é o primeiro teste vocacional (risos).
No sábado pela manhã fomos enriquecidos com a leitura orante da Palavra, como é o costume desta fraternidade. Este é um momento muito rico, no qual todos os irmãos podem partilhar a vida iluminada com o Santo Evangelho. Depois foi feita a limpeza da casa e os vocacionados entraram de cabeça, braços, pernas, rodos, vassouras, nesta história. Após este momento "lúdico", assistimos um vídeo sobre a missão dos Frades Menores pelo mundo e terminamos com uma pequena partilha.
No período da tarde visitamos o mosteiro Maria Imaculada - irmãs Clarissas. Elas nos presentearam com uma belíssima reflexão sobre o carisma clareano e a importância de Santa Clara de Assis na história da nossa espiritualidade franciscana. Depois fizemos um bate-papo com as irmãs e terminamos este momento com a oração das vésperas no mosteiro.
Ao anoitecer participamos da Santa Missa e os vocacionados foram apresentados para toda a comunidade paroquial. Depois da missa terminamos o dia com um momento recreativo fraterno.
No domingo pela manhã, iniciamos o dia com a oração das Laudes e depois uma conversa individual  com cada vocacionado, na qual cada um pode expor suas motivações e inquietudes sobre a vida religiosa franciscana. Neste período também foram preenchidas algumas fichas com algumas questões sobre a vida franciscana.
O encontro encerrou com um delicioso almoço preparado pelos pais de um dos nossos aspirantes. Este final de semana foi, sem dúvidas, enriquecido pela presença de cada um destes irmãos que compartilharam conosco desta vivência fraterna que nos leva ao seguimento de Jesus Cristo.
Peçamos a Deus que envie sempre mais operários à messe e que dê perseverança aos que responderam com generosidade ao chamado de Deus.
Fraternalmente,

Frei Bruno Alexandre Scapolan, ofm

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores