ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

Mensagem Pascal 2011


Páscoa: paz doada...

“Paz a vocês”: é esta a primeira palavra e o primeiro dom que o Ressuscitado oferece a sua comunidade, ao seu povo, a humanidade inteira. Em Cristo, Deus reconciliou em si toda a humanidade, nos reconduziu à harmonia das origens do Edem, reuniu todos os povos dispersos, anulando toda barreira e divisão e vencendo com o Amor toda injustiça, ódio e violência.

O Senhor ressuscitado nos deu o “shalom”, a plenitude dos dons de Deus, a própria vida de Deus, reconciliando nos consigo, entre nós e com a natureza.

Deu-nos a paz para que cada um possa viver uma condição nova, regenerado em profundidade, curado das antigas feridas e reconciliado com o Pai.

A paz é o fermento bom que o Senhor depositou no terreno da humanidade, para que se possa finalmente transfigurar o rosto da humanidade, para que desapareça toda arrogância, ódio, vingança e os homens e as mulheres aprendam o caminho do diálogo, da solidariedade, da comunhão, da fraternidade e cumpram percursos de reconciliação.

... mas ainda por invocar!

A paz é o preço do sangue de Cristo derramado da cruz, do seu sacrifício, da sua luta contra o poder do mal e do pecado, mas convida cada um de nós e a toda a humanidade a acolhê-la e vivê-la a cada dia, para o bem de todos.

Por isto, ocorre ainda invocar na oração este dom em nível pessoal, para que possamos sentir-nos pacificados conosco mesmos e com os outros, em nível comunitário para que possamos viver o Evangelho da paz em comunhão e fraternidade, em nível mundial para que possamos nos empenhar, cada um segundo a própria responsabilidade, na construção de pontes de diálogo, de solidariedade e de comunhão.

Particularmente neste ano no qual ocorre o XXV aniversário do espírito de Assis, somos convidados, nós franciscanos, a retomar esta experiência “espiritual”, constitutiva do nosso carisma e da nossa missão. Rezemos a fim de que a paz reine nas nossas fraternidades, na nossa Ordem, na nossa pátria, na bacia do Mediterrâneo, em todos os povos que vivem dramas existenciais. Construamos, em todos os âmbitos, ocasiões de encontro e diálogo, sem prejuízos e rancores. Ofereçamos disponibilidade e solidariedade em confronto dos que buscam alimento, material e espiritual: realizaremos, assim, a nova e reconciliada humanidade do Cristo Ressuscitado.

Santa Clara, de quem neste ano ocorre o VIII centenário da sua consagração, acontecida na igreja da Porziuncola, no Domingo de Ramos, interceda junto ao Doador de todo bem, para que, sobre o seu exemplo de vida e de fé, cada um de nós e as nossas fraternidades sejamos testemunhas e construtores da Paz que o Senhor Ressuscitado, ainda uma vez, virá a nos doar com a sua Ressurreição.

Nápoles, Curia Provincial - abril de 2011.



SANTA PÁSCOA DE RESSURREIÇÃO

Frei Agostino Esposito, ofm

Ministro Provincial



Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores