ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

OS IRMÃOS AUMENTARAM E SE ORGANIZARAM

A cada dia ajuntavam-se mais irmãos ao movimento de Francisco e tornavam-se mais difíceis as reuniões deles. Andavam muito pelas pequenas povoações pregando a conversão da paz, como lhes ensinara Francisco. Outros passavam longas temporadas nos eremitérios, ou seja, em lugares destinados à oração, em geral junto aos bosques. Francisco mesmo dava-lhes o exemplo alternando a pregação com a oração. 
Estas circunstâncias obrigaram-nos a celebrar seu encontro apenas uma vez ao ano, próximo à festa de Pentecostes. Esta reunião era chamada Capítulo dos irmãos. 
O Capítulo do ano de 1217 foi muito importante porque os irmãos, ao ver que eram tantos, decidiram ir além dos limites da Itália e organizaram-se grupos chamados Províncias, à frente das quais havia irmãos encarregados de governá-las. Eram os irmãos ministros. A Francisco, que não entendia lá muito de organização, pareceu bom que se fizesse assim, sobretudo porque vinha de acordo com o que havia recomendado o Concílio de Latrão. 
Outro Capítulo, o de 1219, determinou que alguns dos irmãos fossem pregar em países pagãos. Esta decisão sim correspondia aos anseios de Francisco. Por isto, a propôs e a apoiou com entusiasmo. Estava convencido de que era necessário tornar Jesus Cristo conhecido por outro meio que não fosse o das armas. 
Por que aqueles tempos, Francisco começou a ouvir vozes de descontentamento entre alguns dos irmãos. Criticavam seu modo de proceder no governo da Ordem, seu estilo na busca de solução dos problemas, a orientação imprecisa que estava dando e outras coisas mais. Tudo isso o enchia de pesar. Talvez, por isto mesmo, entusiasmou-se mais a por em prática, ele primeiro, a recente determinação do Capítulo. Organizou imediatamente sua partida para o Egito, deixando na Itália dois Vigários que o substituiriam como superior. 

PARA REFLETIR

42. Qual a tua opinião acerca da organização que os irmãos fizeram?
      
      Que importância te parece que podia ter, naquele momento, a decisão de partir para a missão? Que importância tem hoje?

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

DEIXE AQUI O SEU E-MAIL PARA RECEBER NOTÍCIAS

Ocorreu um erro neste gadget

Seguidores