ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

XVII ASSEMBLÉIA DOS ESTUDANTES


De 06 a 10 de dezembro os frades professos temporários e os postulantes da nossa Custódia do Sagrado Coração e outros da Custódia das Sete Alegrias que estão no postulantado interprovincial realizarão a XVII Assembléia dos Estudantes.

A Assembléia dos Membros da Formação Inicial acontece todos os anos e é um momento no qual os estudantes rezam juntos, tem a oportunidade de refletirem sobre os caminhos da formação Inicial a partir da realidade custodial e interprovicial e das diretrizes propostas pela Ordem, além de formação e lazer. O Tempo é dividido entre Oração, partilhas e formação e no último dia o passeio da fraternidade.

A Assembléia possui os seus Estatutos próprios e é um momento reservado somente para os Membros da Formação inicial. Existe um espaço no qual o Ministro Custodial apresenta os projetos para a Formação Inicial da Entidade e esclarece as prováveis dúvidas. Outro momento é reservado para o Secretário da Formação Inicial que apresenta também o seu ponto de vista acerca da realidade das etapas de formação e responde as perguntas que oportunamente surgem.

Contudo toda a Assembléia é conduzida pelos próprios estudantes, tendo um frade de profissão temporária como o Representante dos Membros da Formação Inicial que é o responsável de representar as opiniões dos estudantes no Conselho de Formação. Existem ainda, dois moderadores para conduzir a Assembléia e dois secretários, que redigem as atas diárias e formulam a ata final juntamente com a Carta Aberta apresentada no Conselho de Formação da Custódia.

A Carta Aberta consta os projetos que a Formação Inicial deseja abraçar no âmbito custodial. Existem os pontos positivos que vivenciaram e alguns a serem melhorados se possível.

Neste período acontece também a eleição dos novos moderadores e secretários e a eleição do Representante e Vice-Representante dos Membros da Formação Inicial.

Sem sombra de dúvidas é um momento enriquecedor para formação e compromisso dos estudantes da Custódia e do postulantado interprovincial. Por isso queremos pedir a Deus que abençoe a todos os que participarão desta Assembléia durante esta semana, para que iluminados pelo Espírito de Deus possam se comprometer cada vez mais com o modelo evangélico proposto pelo Seráfico Pai Francisco de Assis, construindo sempre mais uma fraternidade que testemunhe com a vida e as palavras o Reino esperado de Deus.

Paz e Bem e ótima semana!


Significado do Logo da Assembléia:



  • A figura é inserida num círculo, simbólico do sol e da perfeição.
  • O Estado do São Paulo se integra com a cruz (Tau) que por sinal prefigura um frade Franciscano, formando uma só figura, simbolizando concordância e identidade. 
  • A identidade da "Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus" é sustentada pelas mãos da figura do frade, de "C" (princípio da palavra Custódia) à "O" (fim da palavra coração).
  • A palavra "estudantes" prefigura os pés do frade,  ou seja, identifica seu aprendizado e caminhada.
  • O Sagrado coração de Jesus é CABEÇA da figura evangélica (Cristo cabeça da Igreja...), que chagado "lava" com gotas de sangue os pontos de localidades das casas da CSCJ.

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores