ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

COMO SE FOSSEM ESPANTALHOS

Depois de Bernardo e Pedro terem distribuído todos os seus bens para alegria dos mendigos e admiração de muitos na cidade, foram viver com Francisco na cabaninha da Porciúncula. Poucos dias depois ajuntou-se-lhes outro que quis viver como eles. Chamava-se Gil. Não era rico, nem pobre, tinha a sabedoria de Deus que comunicava com frases e ditos simples, desses que fazem pensar a todos. 

Logo, os quatro irmãos decidiram pôr em prática o que o Evangelho lhes pedia e, vestidos com túnicas pobres, semelhantes àquela que trazia Francisco, decidiram sair, dois a dois, a pregar em outras cidades. 

Para dizer a verdade, eles tinham muito poucas coisas para dizer e ainda sentiam muito medo. A maioria das vezes limitavam-se a cantar com muita alegria, como pessoas possuidoras de uma grande liberdade e a rezar muito devotamente nas igrejas das cidades e nas capelas das estradas. O que mais se atrevia a falar era Francisco, porém  o fazia sempre com palavras simples e muito brevemente. O irmão Gil, seu acompanhante, contentava-se em recomendar ao povo que desse atenção a Francisco porque ele era um homem muito bom. 

É preciso reconhecer que esta primeira experiência apostólica foi quase um fracasso. Foram mais as suspeitas, os desprezos e até as expulsões que sofreram do que as pessoas que os escutaram. À sua presença, fugiam as mulheres e as crianças  como diante de espantalhos e, em muitos lugares, eram os rapazes que se encarregavam de despedí-los atirando-lhes pedras e outros objetos. 

Por isso tudo, a volta deles para junto da capelinha da Porciúncula foi muito mais alegre. Voltaram ali para desfrutar do amor fraterno e da paz do lugar. 

PARA REFLETIR

30. Qual a idéia, deste relato, que mais te agradou? Explica porque. 

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores