ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

ENCONTRA IRMÃOS

Em várias ocasiões, Francisco subiu a Assis e falou ao povo como havia feito na primeira vez. A medida  em que o tempo passava, seus concidadãos convenciam-se mais de que, o que tinha feito o filho de Pedro Bernardone, não era uma brincadeira como as anteriores, mas uma loucura muito evangélica. A secreta admiração que despertava em vários jovens, fez-se cada vez mais explícita, até que alguns começaram a superar a barreira dos seus temores e decidiram expressar a Francisco seu desejo de viver como ele. 

Entre os primeiros que se decidiram havia um nobre e rico amigo seu, Bernardo de Quintavale, e um Cônego da Catedral de São Rufino, Pedro de Catânia. A situação se tornava um pouco embaraçosa para Francisco, pois ele nunca imaginou que iria ter seguidores. 

De qualquer modo, quando lhe perguntaram o que deviam fazer, ele não lhes deu conselho nem lhes exigiu que percorressem o caminho que ele havia andado. A única proposta que lhes fez foi a de recorrer ao Evangelho. Se tinha sido a orientação definitiva para sua vida, da mesma forma deveria sê-lo para seus irmãos. 

Entraram, então, na Igrejinha de São Nicolau, que ficava perto do mercado de Assis e, depois de rezar um pouco, decidiram abrir por três vezes o Evangelho para saber o que Deus queria deles. No livro sagrado encontraram todo um programa de vida:

  • "Se queres ser perfeito, vai e vende todas as coisas e dá-as aos pobres... depois segue-me".
  • "E envio-os a pregar... e lhes digo: Não levem nada para o caminho...".
  • "Quem quer me seguir, que se negue a si mesmo e tome a sua cruz... aquele que perde a sua vida por Mim, a encontrará...".
PARA REFLETIR

29. Por que Francisco propôs a seus primeiros companheiros de recorrer antes de tudo ao Evangelho?

   Quais elementos do programa de vida de Francisco se encontraram nos textos Evangélicos?

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores