ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

ENCONTRO VOCACIONAL FRANCISCANO EM FRANCA 201O

Nos dias 12, 13, 14 e 15 de novembro aconteceu o ultimo encontro vocacional do ano de 2010. Participaram treze vocacionados das regiões nas quais a Custódia se faz presente: 02 de Franca, 01 de Ribeirão Preto, 03 de Bebedouro, 01 de Terra Roxa, 01 de Pirangi, 02 de Taquaritinga, 01 de Botelho, 01 de Olímpia e 01 de Marília. Todos chegaram animados e com muitas expectativas para o encontro.
O encontro também foi enriquecido pela presença do nosso Ministro Custodial Frei Flaerdi Valvassori que participou a maior parte do encontro com profundas reflexões, orientações sobre a Ordem, questionamentos e presença fraterna.
No dia 12 a noite, após o jantar, aconteceu a oração de abertura do encontro na capela conduzida pelo Fr. Reinaldo que refletiu sobre o Testamento de Santa Clara que diz: “O Apóstolo diz: ‘Reconhece a tua vocação’. O Filho de Deus fez-se para nós o Caminho, que nosso bem-aventurado pai Francisco, que o amou e seguiu de verdade, nos mostrou e ensinou por palavras e exemplos [...]”
Depois o Frei Flaerdi em nome de toda a Custódia deu as boas-vindas aos vocacionados e refletiu com os mesmos a respeito da Regra e Constituições que somos chamados a viver como uma estrutura institucional que orienta e conduz a trajetória da Ordem. No entanto, o essencial é descobrir a cada dia o que verdadeiramente significa ser um consagrado franciscano. Salientou que cada um é diferente, e o importante é descobrir a riqueza da fraternidade naquilo que cada um possui como dom. E neste sentido convidou a cada vocacionado fazer a experiência do encontro vocacional não se prendendo ao que aparentemente se observa, mas naquilo que não se percebe pelo sentido, mas que aos poucos se desvela do que não se pode ver. Disse que é preciso confiar sempre na graça de Deus que é sustento e aos poucos ir pedindo que a vida religiosa se revele a partir do invisível.
Após este momento de oração e acolhida aconteceu a dinâmica de apresentação e divisão dos grupos motivada pelos postulantes. Formaram-se quatro grupos com os nomes dos seguintes animais: Cabra, Boi, Galinha e Macaco. Cada grupo apresentou seu companheiro para o “grupão” após um momento de apresentação nos respectivos grupos.
O segundo dia do encontro teve início com a celebração da Sagrada Eucaristia, presidida por Frei Joaquim (secretária para a Formação Inicial) e co-celebrada por Frei Flaerdi. O tema era: “Eis aqui a Serva do Senhor”. A partir da vocação da Mãe de Deus, Frei Joaquim levou a reflexão da consagração religiosa através dos votos de obediência, sem próprio e castidade. As atividades continuaram pela parte da manhã e cada vocacionado apresentou como foi o seu chamado ao serviço a Deus. Ainda pela manhã os postulantes trabalharam o filme “Além das Ilusões” que apresenta a inquietação de uma jovem sem rumo e perspectivas na vida, e que dá uma reviravolta após descobrir uma comunidade eclesial.
No período da tarde os vocacionados tiveram a oportunidade de experimentarem o trabalho como gratuidade. 
Após esta experiência continuaram falando sobre o seu chamado particular. Ao entardecer estiveram unidos em oração a Rainha dos Menores a Virgem Imaculada. 

Após o jantar assistiram a apresentação do Trânsito de São Francisco preparado pelos postulantes e equipe do SAVOC; e Frei Flaedi mais uma vez contribuiu com sua belíssima reflexão que perpassou os anos de vida de São Francisco até a alegria da “irmã Morte” que não deixa Francisco sentir a solidão, mas o abraça conduzindo-o ao céu.

Iniciamos o terceiro dia com a Santa Eucaristia presidia pelo Ministro Custodial que na sua reflexão alertou os vocacionados que o seguimento de Cristo não implica em tranqüilidade e segurança de vida; pelo contrário, Jesus promete sofrimento e perseguição a quem adere seu projeto. No entanto, Frei Flaerdi disse que não se deve temer, mas confiar em Deus que nunca desampara. 
Ainda no período da manhã os vocacionados refletiram com Frei Humberto a respeito das “estabilidades nas decisões”. Após o almoço houve um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento e os vocacionados diante de Jesus puderam refletir sobre algumas perguntas a respeito da sua vida e caminhada vocacional. Depois deste momento de intimidade com Jesus Sacramentado houve um momento lúdico com esporte.
A noite aconteceu o “recreio” como de costume em nossas fraternidades. Todos os grupos foram convidados a usarem de suas criatividades. Foi um momento de muita descontração. Os postulantes elaboraram um jornal intitulado “Mico News” com todos os “micos” que aconteceram durante o encontro. Foi difícil não dar risada.
No último dia foi realizado um momento de oração e o preenchimento das fichas pessoais dos vocacionados. Para encerrar o encontro foi celebrada a Santa Missa pelas vocações religiosas e sacerdotais presidida pelo coordenador do SAVOC – Frei Valdemir (Miro). Ele disse que Deus chama, mas que é preciso estar atento a sua vontade e mesmo quando não se é um chamado a vida religiosa e/ou sacerdotal, é preciso atenção para responder a vocação de ser um bom cristão, testemunhando Cristo através da vivência do Batismo.
Depois da missa foram feitas as conversas particulares com os vocacionados e especialmente com os que desejam ingressar no ano de 2011 e que agora aguardam ansiosos a resposta do Conselho Custodial.
Realmente estes foram dias de graça nos quais, Deus agiu frutuosamente na vida de cada um dos vocacionados, e também na vida daqueles que já abraçaram esta vida. Pois, estes são momentos de revigoramento e animo que se aprende com aqueles que chegam com todo o vigor vocacional. Com isso, o “ponto de partida” é sempre relembrado, pois o “primeiro amor” é sempre especial.

Fraternalmente,

Frei Bruno pela Equipe do SAVOC

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

DEIXE AQUI O SEU E-MAIL PARA RECEBER NOTÍCIAS

Ocorreu um erro neste gadget

Seguidores