ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

CAPÍTULO CUSTODIAL 2010

Aconteceu do dia 18 a 22/10 o Capítulo Custodial. Este foi um período de graça na vida da fraternidade da Custódia do Sagrado Coração de Jesus.
Fizeram-se presentes 38 frades da Custódia, mais o Ministro Provincial Fr. Agostino Espósito de Nápoles-Itália que presidiu as sessões. Apenas não participaram os dois noviços que atualmente moram em Catalão-GO.

Na segunda-feira dia 18 os frades chegaram para o almoço, todos muito felizes e alegres pelo encontro fraterno. Logo mais, as 15h00 deu-se início a sessão de abertura oficial do capítulo. O Ministro Provincial exortou aos frades a importância deste momento de encontro e das decisões importantes que os frades iria assumir durante o triênio 2010-2013 e também as leituras dos relatórios das paróquias. Antes do jantar celebramos a missa votiva ao Espírito Santo (Ministro Geral da Ordem) e na homilia Fr. Agostino convidou a todos os frades se colocarem abertos a ação do Espírito durante a semana capitular. Após o jantar aconteceu a apresentação dos relatórios das obras sociais.

Na terça-feira dia 19 recebemos a visita de nosso confrade Dom Irineu Andreassa, bispo de Lages-SC que partilhou sua experiência enquanto pastor daquela diocese. Ele permaneceu todo o dia com a fraternidade e celebrou a missa a tarde com o tema: “Pela Evangelização e Missão”. Neste dia também foram apresentados os relatórios da Formação Inicial e Permanente, do Ministro Custodial e do Ministro Provincial. O período da noite foi reservado para descanso e vivência fraterna.

Na quarta-feira o dia se iniciou com a celebração Eucarística cujo tema foi: “Pelas vocações Sacerdotais e Religiosas”. Depois foi feita a divisão em 5 grupos que discutiram sobre alguns pontos levantadas pelo Ministro Provincial acerca da Vida de Oração, Vida Fraterna, Partilha de Bens,  e outras propostas provindas do Moratorium, Projeto de Vida e levantadas nas fraternidades. Depois de todo o dia de discussão, foi apresentado pontos importantes que competem a qualidade de vida franciscana da Custódia.

Na Quinta-feira após a Missa que teve como tema “Pela caridade e fraternidade” os frades continuaram suas atividades, mas foram elaboradas propostas concretas a serem apresentadas em Assembléia Custodial. No período da tarde as propostas foram reformuladas pelos secretários e presidentes dos grupos e ainda no período da tarde já foram apresentadas para debates em assembléia, para depois acontecer a votação; as apresentações e debates se estenderam até a noite e neste mesmo dia aconteceu a primeira prévia do Capítulo para a eleição do novo Ministro Custodial.

Na Sexta-feira, a missa foi “votiva de São Francisco de Assis”. Depois aconteceu a aprovação das propostas discutidas anteriormente em Assembléia e mais uma prévia para o ministro Custodial. Após uma pausa os frades retornaram e houve a renúncia do Ministro Custodial Fr. Valmir Ramos e depois de todos os que exerciam cargos (guardiães, ecônomos, conselheiros, formadores), depois começaram as eleições oficiais. Após dois escrutínios Fr. Flaerdi Valvassori (atual pároco da N. Sra. Aparecida de Olímpia) foi eleito. Todos os se dirigiram para a Capela para a celebração de posse do novo Custódio. Nesta celebração destacou-se o serviço de Ministro, como aquele que se coloca como servo e ultimo de todos pelos irmãos. Após o almoço foi eleito o novo conselho composto por: Frei Steeven Tavares Diane (fraternidade de Garça), Fr. Antônio Carlos Marchioni (Fraternidade de Franca), Fr. Joaquim Camilo Alves (Fraternidade de Franca) e Fr. Gilmar Vasques Carreira (Fraternidade de Marília). Com grande alegria aceitaram o serviço e foram empossados. Depois da aprovação da ata foi encerrado o Capítulo Custodial.
(Da esquerda para direita: Fr. Joaquim, Fr. Antonio Carlos, Fr. Flaerdi, Fr. Agostino, Fr. Steeven, Fr. Gilmar)

Agora confiamos a Deus os nossos irmãos para que iluminados sempre pelo Espírito Santo possam animar a vida e a consagração de cada irmão desta custódia e o compromisso com os trabalhos assumidos para o triênio.
Contamos com as orações de todos pelos nossos irmãos conselheiros e pelo ministro custodial e principalmente neste período em que será composta a “Tavola de Família”.

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

DEIXE AQUI O SEU E-MAIL PARA RECEBER NOTÍCIAS

Ocorreu um erro neste gadget

Seguidores