ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

"Vós que sois Frades do Povo..." João Paulo II


"Não sei se eram verdes seus olhos, sei tinha cabelo morenos, só sei que Maria de Nazaré, resolveu assumir sua fé" (Padre Zezinho)
Vocação é assumir a fé, tomar a vida nas mãos e dizer como Francisco: "É isto que eu quero, é isto que eu procuro, é isto que eu desejo fazer de todo o meu coração."
O coração da vocação é a vocação do coração, ou seja, é assumir com todo empenho, com toda alma e com todo o meu ser a vocação para a qual Deus me chamou e me consagrou.
É preciso sentir-se escolhido, enviado em missão. Ter conciência que o dia que sai de casa minha vida mudou. Minha família me vê com outros olhos, meus amigos também. Ter um religioso(a) na família é uma benção! Como diz a música: "Deixou de ser dos seus para ser do povo."
Ser religioso é ser frade do povo. É ser como Maria que assumiu sua fé. A partir do momento que ela disse sim ao anjo Gabriel não era mais possível retroceder. Aquele sim mudou a história da salvação. Não dava mais para chamar o anjo e dizer: olha pensando melhor eu tenho outros planos, o negócio vai ser difícil eu não estou preparada... Sim dito, sim assumido de Belém até a Cruz.
Hoje em dia tudo é descartável, o sim também vai por este caminho. Ao sinal da primeira dificuldade pedimos pra sair. As dificuldades nos amadurecem... Maria foi sim, mesmo quando a situação lhe dizia não. O primeiro não foi de José que quase a deixou em maus lençóis querendo abandoná-la em segredo...
O segundo foi o presépio. Muito lindo o presépio. Boi, vaquinha, burro, ovelhas... uma construção plástica esplêndida! Experimente nascer na mesma situação. Temos presépios vivos ainda hoje. A fila do SUS é um presépio atual.
"As aves tem ninho e habitam os céus, mas vede onde moram os filhos de Deus."
Deus teve que nascer entre os pequenos, pois entre os grandes não havia lugar.
Precisamos de novas Marias, novos Josés, Pedros, Tiagos... que assumam o projeto de levar adiante este grande ideal que começou por amor, pelo sim de uma moça, numa cidadezinha insignificante. Mas esta moça tinha a certeza de uma coisa: Tinha sido escolhida para ser a mãe do Salvador.
Se prepara, assume, reza, chora, sofre... mas não , pois sempre vinha a sua mente a frase do anjo,"você encontrou graça diante de Deus e foi escolhida", vamos traduzir assim, Deus tem um grande plano para você.
Você que foi escolhido, que recebeu um convite a ingressar na vida religiosa, lembre-se, Deus tem um grande projeto para você. Precisa da sua colaboração na história da Salvação. "Se ouvires a voz do vento chamando sem cessar, se ouvires a voz do tempo mandando esperar a decisão é tua" (Padre Zezinho).
Não se deixe enganar pelos falsos brilhantes que o mundo oferece.
Frei Galvão encontrou na vida religiosa o seu grande brilhante.
A vocação é como nos diz o evangelho. "Um homem encontra um tesouro num campo, vai vende tudo e compra aquele campo"(Mt 13,44). O que falta às pessoas do mundo de hoje é encontrar este campo e dizer, "tua voz me fez refletir, deixei tudo pra te seguir, nos teus mares eu quero navegar".
Vida religiosa, vida gostosa, saborosa, vida cantada em verso e prosa, valorizando só as coisas preciosas.
Da família é que saem todas as vocações. Façamos de nossas famílias celeiros de vocações. "Até mesmo o céu, desejou ser família, para que a família quisesse ser céu".
E daí, você quer ser um frade do povo? Ser um homem que pode ajudar a construir um mundo novo?
Ser um novo Francisco e encarnar a frase de João Paulo II, "Francisco, o mundo tem saudades de ti".
Seja diferente, venha ser feliz com a gente!
Frades franciscanos, acreditando que ainda é possível construir a Paz e o Bem!
Senhor, fazei-me instrumento de vossa Paz!
Acorda moça! Acorda rapaz! “O mundo precisa de paz e mais humanidade, paz, o mundo precisa de paz e solidariedade" (Cantores de Deus).
O chamado é de Deus, mas a DECISÃO É TUA!

por: Frei Rinaldo Aparecido Santiago,ofm

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores