ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

APRENDIZ DE PEDREIRO


Por esta época, quase sem pensar, o jovem Francisco viu-se envolvido numa destas revoltas populares que se tornavam comuns em sua cidade.
O Duque Conrado de Suávia, governante de Assis, então, em nome do Imperador da Alemanha, acabava de partir para Espoleto para entregar seus domínios ao Papa. Aproveitando sua ausência, os cidadãos de Assis nem tímidos, nem preguiçosos, assaltaram sua fortaleza construída no ponto mais elevado da cidade. destruíram grandes torres e, com suas pedras, construíram uma muralha que os defendesse contra o Duque ou contra qualquer agressor.
Foi este um dos passos mais firmes que Assis deu até alcançar seus objetivos. E como fizeram outras cidades da Itália, Assis também constituiu-se logo a seguir, em Comuna livre, capaz de governar-se por si mesma, de organizar sua vida civil e seu próprio comércio, sem ter que pagar impostos ou render preitos a senhores feudais ou às potências estrangeiras.
Francisco participou na revolta dos burgueses com grande entusiasmo, transportando pedras e levantando muros. Provavelmente, foi alí que ele aprendeu as primeiras lições de pedreiro mas, sobretudo, esta foi a ocasião que lhe possibilitou preocupar-se, pela primeira vez, com os problemas da comunidade. Seu empenho de líder e seu talento festivo levaram-no a comprometer-se decididamente na causa comum de sua cidade.


PARA REFLETIR

7. Crês que um jovem deve tomar parte, hoje, nos problemas comuns de seu povo? Por quê?

Como pode um jovem como tu comprometer-se nas causas comuns de sua cidade ou país?


Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores