ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

5. Primeiros Anos

Não é difícil supor o particular carinho que rodeou Francisco, no lar, em seus anos de infância. A exemplo do que faziam todas as famílias ricas da época, os Bernardone saíam durante alguns períodos do ano para aproveitar as delícias do campo nalguma das propriedades que tinham nas encostas do Subásio ou nas planícies da Úmbria.
Pode-se dizer que o vestígio inapagável deixado pela índole da mãe, na alma de Francisco, encontrou no ambiente de Assís e nas paisagens da Úmbria o melhor clima de cultivo. Foi alí, com certeza, o lugar onde o menino Francisco fez suas primeiras corridas por jardins, prados e bosques, e onde aprendeu a descobrir os segredos que se escondem nas flores, no trinado das aves e no tranquilo entardecer. Foi alí que se fez o poeta que mais tarde conjugou seus exuberantes sentimentos com a piedosa contemplação da grandeza de um Deus que se manifesta através da criação. Foi nestes lugares e momentos que aprendeu a cantar o altíssimo e bom Senhor pelas suas irmãs as criaturas.
Frequentou, durante alguns anos, a catequese e as aulas euq eram dadas pelos cônegos de São Jorge, nas classes dos meninos comuns, isto é, daqueles que não eram de famílias nobres.
Seu caráter folgazão e a vivacidade de seu talento o impediram de dedicar-se inteiramente aos estudos. Custava-lhe muito levantar-se cedo para ir à escola e deter-se durante a tarde para executar as tarefas escolares. Além disto, para que afadigar-se tanto, se seu futuro estava assegurado com as riquezas de seu pai?


PARA REFLETIR

5. A teu modo de ver, a criação tem papel importante na vida do homem? Indica brevemente este papel.

    Lê de novo a última frase deste quinto episódio e dá tua opinião sobre ela.

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

DEIXE AQUI O SEU E-MAIL PARA RECEBER NOTÍCIAS

Ocorreu um erro neste gadget

Seguidores