ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

CONCLUSÃO



Objetivo do Autor Jacques Le Goff

Pode-se perceber que Jacques Le Goff em sua obra “Francisco de Assis” procura revelar um São Francisco autêntico, sem o recurso de fatos duvidosos que serviriam de paradigmas para tornarem a obra mais romanciada e espiritualizada. Ele não fez de sua obra algo etéreo, mas mostrou como um homem, totalmente imbuído da realidade do seu tempo, conseguiu fazer uma releitura do período, abrindo um novo horizonte que perpassou séculos e ainda hoje se faz atual.
É nítido nesta obra de Jacques Le Goff o papel decisivo de Francisco, no impulso das novas Ordens Mendicantes, difundindo um apostolado voltado para a nova sociedade cristã. Ainda demonstra o modelo novo de santidade centrado sobre o Cristo a ponto de se identificar com Ele como o primeiro homem a receber os estigmas.
Le Goff esforça-se para definir resumidamente o lugar de Francisco “entre as renovações e os fardos do mundo feudal” na virada do séc. XII para o XIII em que se enfrentam a renovação da sociedade, de que Francisco foi um dos principais atores, e tradições às quais ele não escapa: “homem e santo sempre dilacerado”.
O autor ainda procura apresentar o vocabulário da realidade social de Francisco. Este que pretendeu agir sobre a sociedade de seu tempo, exprime-se oralmente ou por escrito e sua utilização de palavras, de idéias e de sentimentos, é valorizado nessa obra que lança luz sobre os instrumentos de que ele serviu para tocar aquela sociedade e transformá-la. É um vocabulário de ação.
Sendo assim, o objetivo principal de Le Goff é apresentar o verdadeiro São Francisco através da história dramática do mesmo e de sua Ordem que agitou sua época. No entanto, este esforço de autenticidade objetiva não se esquiva de uma interpretação com elementos pessoais.

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

DEIXE AQUI O SEU E-MAIL PARA RECEBER NOTÍCIAS

Ocorreu um erro neste gadget

Seguidores