ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

Neste espaço estudaremos o contexto histórico e vital de Francisco de Assis. Por isso a cada tema proposto você poderá acompanhar a história vocacional do Santo de Assis e relacionar com a sua própria história.

1. A ÉPOCA DE FRANCISCO

Pelos fins do século XII e começos do século XIII, na Europa e de modo particular na Itália, apresentavam-se situações muito especiais; de certa forma bastante semelhantes às que vivemos hoje na América Latina.
Havia duas superpotências disputando o mundo: o império alemão, com seu afã de reviver a todo o custo o poderio do antigo Império Romano, e o Império Pontifício, com seu poderio espiritual, mas também com seus interesses temporais, seus exércitos para defendê-los e sua pretensão de controlar a política mundial.
Era uma época de contrastes: de ricos e de pobres muito pobres, de pestes, de grupos penitentes e de grupos de ladrões, de injustiças e de contestação, de associações sindicais para defender os direitos dos trabalhadores ou de Ordens para conquistar fama e glória em guerras chamadas santas, como a dos cavaleiros Templários, ou aquela dos de Malta.
As estradas que possibilitavam a comunicação das cidades e países entre si começaram a ser mais concorridas do que antes, com pregadores ambulantes que proclamavam ao clero e às classes altas os seus desmandos, seus luxos e injustiças; comerciantes que faziam intercâmbio de produtos; trovadores e jograis que faziam poesias, cantavam legendas, celebravam as proezas dos grandes cavaleiros e promoviam o heroísmo e até a guerra.


PARA REFLETIR

A época de Francisco parece-se com a nossa de hoje, na América Latina? Em que?


ESCOBAR, Fernando Uribe. Francisco: Uma vida que questiona. 3a ed. ano 1992.

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores