ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

Relatório do Encontro Vocacional Franciscano




“Missionários no mundo como irmãos e menores, com os corações voltados para Deus”

Chegamos para o Encontro Vocacional e já fomos recebidos pelos Freis, Postulantes e Aspirante, que estavam presentes na Fraternidade, prontos para nos acolher, enquanto nós vocacionados chegávamos ansiosos e com grandes expectativas.. Fomos chegando e nos acomodando nos quartos improvisados (salas de aula e de reuniões, que se transformaram só para nos receber). Viemos de várias cidades da região que pertence à Custódia do Sagrado Coração de Jesus, ou não.
Alguns de nós já começamos a nos conhecer durante o percurso da viagem das nossas cidades de origem até a cidade Bebedouro. Mas para nos sentirmos mais familiarizados, logo após um jantar muito bem preparado para esta ocasião e próprio para o clima que estava muito frio, fomos convidados para uma “roda de entrosamento” onde cada um de nós pôde se apresentar e expressar seus temores e expectativas para este Retiro. Já neste sentido de partilha pudemos notar que todos estavam prontos e dispostos a saborear o que Deus tinha preparado para nos apresentar durante estes dias de reflexão em clima de oração, à partir da Vida Franciscana. Também pudemos sentir a grandiosidade da Fraternidade Franciscana que se apresenta sempre muito bem animada e contagiante com suas motivações, orientações, esclarecimentos e canções ao Criador de todas as coisas, à exemplo de São Francisco de Assis.
Para que pudéssemos aproveitar o máximo deste Retiro Espiritual, o dia sempre começava bem cedo com orações, motivações e um reforçado café da manhã, uma verdadeira festa.
O clima estava frio e chuvoso, porém os corações estavam sempre quentes motivados pelas dinâmicas de grupo e atividades para auto-avaliação, discernimento e entrosamento com a Fraternidade Franciscana. E através destas atividades fomos motivados a interagir em equipes, denominadas: “Irmã Lua”, “Irmão Sol”, “Mãe Terra” e “Irmão Fogo”, e assim sentir na prática o que é vivenciar a Fraternidade Franciscana e ainda descobrir o chamado a este Carisma de Paz e Bem, podendo ainda expressar e apresentar algumas de nossas habilidades absorvendo o que Deus nos oferece através das belezas da Natureza, tão prezada e amada por São Francisco de Assis, curtindo a beleza do bosque dentro da Fraternidade, que conta com a exuberância e graciosidade de lindas árvores, arbustos e folhagens, destacando um Ipê Rosa todo florido e o imponente Baobá com suas famosas lanternas (baga de sementes), como na história do “Pequeno Príncipe”.
Tudo foi acontecendo com muito empenho e dedicação dos organizadores, que apesar de alguns imprevistos, souberam improvisar muito bem e desenvolver todas as tarefas pré-programadas, incluindo Missas, Adoração ao Santíssimo Sacramento da Comunhão, orações para as refeições, documentário da Vida Cotidiana Franciscana com o exemplo de vida do Frei Dom Luiz em defesa das comunidades que vivem às margens do Rio São Francisco, filme que retratou a vida de Santo Antônio de Pádua que traz um novo fervor da vida do Evangelho para junto do povo, mensagens para reflexão, organização e limpeza da Casa-Fraternidade, que nos acolheu de braços abertos. Além das atividades dinâmicas e instruções, também pudemos nos divertir com as atividades esportivas, apresentação de teatro misturado com musical e motivação corporal em clima de festa junina, no momento “Recreio”, que é um costume da Fraternidade realizado uma vez por semana para descontração e entrosamento.
Tivemos a oportunidade de conhecer de perto um pouco de um dos trabalhos sociais dos Franciscanos que é a Casa de Acolhimento “Santa Clara”, aonde passamos algumas horas de fraternidade com as crianças assistidas e encaminhadas pelo Conselho Tutelar de Bebedouro/SP. Foi um momento marcante, importante e muito especial para todos nós.
Não demorou muito para que pudéssemos notar a convivência fraterna com os Franciscanos e nos sentir parte de uma nova Família construída sob à luz de Deus.
E como não poderia faltar um teste de convivência, tivemos a oportunidade de participar de várias atividades práticas de arrumação e organização da própria casa que nos acolheu, durante as horas das refeições e na faxina geral da casa, tudo muito bom e bem organizado, todos colaboraram, e o que é melhor ainda, todos sempre animados e alegres, motivados pela orientação e participação contagiante dos organizadores (Frades, Postulante e Aspirante, presente na casa). Não podemos nos esquecer de agradecer a todas as equipes que estiveram trabalhando na Cozinha, ou nas áreas externas e a toda a Comunidade-Igreja de Bebedouro, que contribuíram para que este retiro pudesse acontecer, a todos o nosso muito obrigado e os nossos sinceros agradecimentos por este acolhimento e pelas orações. Que Deus Vos Abençoe Ricamente Sempre e Sempre!!! Com toda certeza Deus se fez presente por meio de cada um de vocês em nossas vidas, e fizeram esses dias tornarem inesquecíveis, marcados para toda a Eternidade, em Deus, com Deus e para Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, Amém!!!
Por todos os Vocacionados, os nossos sinceros Agradecimentos, em Especial para:
- Frei José Luís; - Frei Édson; - Frei Fernando; - Frei Davi; Frei Miro; - Frei Clóvis; - Frei Bruno; - Professora Márcia; - Pscicóloga Marielise; - Casal Lúcia e Sandro; - Sueli Supervisora da “Casa Santa Clara”; - Postulantes: Elton, Lucas Austênio e Pedro; - Aspirante Luiz; - Fernando motorista; - Equipes das refeições; - Comunidade do Distrito de Andes; - Toda a Comunidade-Igreja da cidade de Bebedouro/SP.


“Muitas vezes, o único Evangelho que Deus tem é nós mesmos” (Madre Teresa de Caucutá)

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores