ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

COMENTÁRIO VOCACIONADO

Comentário do Vocacionado Cláudio


Estimados Irmãos :

Paz e Bem!

Primeiramente, parabéns a todos pela ORGANIZAÇÃO do encontro. Tudo foi impecável, e percebe-se o CARINHO com que tudo foi feito. O Lucas com o material impresso, os bilhetes, os doces... A PROGRAMAÇÃO em si, digamos que foi um vôo, vocês conseguiram fazer com que os aspectos fundamentais do CARISMA fossem apresentados. Como na sexta à noite eu fiquei ajudando a socorrer frei Zé Ricardo (não vou nem tocar no assunto: já faz parte de minhas idas a casas FRANCISCANAS ajudar em algum problema de saúde de alguém).

Sábado de manhã : TRABALHO na Horta. Quem não trabalha, não deve comer. Xô, irmão mosca... Concordo ! E...a turma funcionou muito bem ! Teve organização, método, fizemos mais do que estava previsto ! E em menos tempo !!! Podemos pensar em ajudar em assentamentos do MST.

Sábado a Tarde : eu dormi.

Sábado a Noite : celebração na CAPELA SANTA CLARA, uma réplica INACABADA de SAN DAMIANO. Comunidade animada, é... o povo gosta de procissão. Interessante que cada um dos VOCACIONADOS tenha carregado um símbolo da IGREJA e/ou FRANCISCANISMO. Fui o último e carreguei o CÍNGULO. Sinais, SINAIS...Monte ALVERNE ou Monte SINAI ?

Saturday Night Fever : Foi ótima a idéia de mostrar como é um RECREIO. E melhor ainda foi frei CLÓVIS ser o animador. Ele é um SHOW de pessoa !

Domingo : os POBRES CAVALHEIROS de SÃO FRANCISCO, visitam as DAMAS POBRES. Me senti um frei medieval em visita CAVALHEIRESCA e GENTIL as nobres CLARISSAS. Elas foram extremamente GENTIS em abrir uma exceção e nos receber no parlatório durante a QUARESMA (na verdade, ansiavam por nossa visita), mas tudo faz parte do já citado CARISMA. Depois me dei conta que poderíamos ter sido mais GENTIS e termos RETRIBUIDO, levando algumas FLORES de presente (e a floricultura do Pão de Açúcar estava aberta, foi falta de idéia). Para mim, a principal VIRTUDE franciscana é a GENTILEZA e todo FRANCISCANO deve ser, acima de tudo um CAVALHEIRO. O mais bonito foi todos nós termos ido espontaneamente à CAPELA e cada um em um CANTO ter se AJOELHADO e deposto as ARMAS aos pés de Madonna Poverità.

Depois, almoço e estrada !

Fim ou começo ?

Mais uma etapa...

Falar um pouco de pessoas.

Gostei de todos, sem exceção ! Pela primeira vez na minha vida me senti participando de um ENCONTRO sem me sentir um BICHO RARO ou uma ANOMALIA (por causa da IDADE).

Uma trinca! Eu, o Nélio, e o André! Respectivamente 47, 48 e 36 anos. E os três profissionais de saúde! Vocês têm certeza que vão nos querer? Depois não reclamem! Já nos vejo no aspirantado em OLIMPIA no PROJETO “Franciscanos contra a DENGUE”. Veio de André a FRASE mais bonita do encontro, na minha OPINIÃO: “Tenho 36 anos e até os 31 não sabia nem REZAR o PAI NOSSO”. Nossa! Quanta FÉ!

Para mim, pelo menos, foi fundamental conhecer o frei Clóvis. Ingressou na OFM com 48 anos e está a doze.

Espero reencontrar a todos em BEBEDOURO, para um ENCONTRO mais LONGO. Em cinco dias poderemos FAZER muito mais, REZAR muito mais e SONHAR muito mais.

Cláudio - São Paulo - SP


Comentário do Vocacionado Emerson

Achei interessante quanto ao modo como vocês apresentaram a Ordem Franciscana, e o jeito simples da vida da casa de vocês. As orações meditando sempre o amor de São Francisco e de Jesus pra com tudo e com todos. Uma coisa que marcou bastante foi quanto a trabalhar na Horta uma coisa que para muita gente é simples, mas que para mim foi uma coisa que marcou muito, pois nunca tive a oportunidade de fazer esse tipo de serviço, que parecia-me um serviço para pessoas mais grosseiras, mas consegui ver que não é um serviço tão grosseiro quanto parece, vem a ser um serviço que precisa de muito carinho e atenção em todas as faces.

Vocês conseguiram deixar bem claro que nem tudo é tão maravilhoso quanto parece na vida religiosa, que não podemos deixar levar por nossa imaginação e fantasia.
Também tive a oportunidade de conhecer as Irmãs Clarissas, eu sabia que existiam, mas não tinha nem idéia do que seria uma vida de clausura, a primeira impressão não é muito boa, mas que elas apresentam de uma forma tão natural. Uma coisa que percebi foi o carinho e dedicação que vocês realizam em tudo o que fazem, tudo que vocês fazem dá a impressão que vocês estão contemplando o amor de Deus para conosco, cada um consegue transmistir e irradiar esse amor.

Quero parabenizar toda a equipe vocacional pelo serviço realizado, que foi muito bem realizado por cada um de vocês.

Quero compartilhar um mantra com vocês que todo o tempo que estava na casa ele vinha em minha mente, "Onde reina o amor, Fraterno amor, Onde reina o amor, Ali o Senhor está".

Paz e bençãos para todos.

Emerson Fernandes - São Paulo - SP


Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores