ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

Um Chamado que Fala ao Coração


Paz e bem
“Numa ocasião, o jovem Francisco encontrava-se em oração numa pequena igrejinha, dedicada a São Damião. Rezava diante de um crucifixo, quando percebeu que o Crucificado começou a falar-lhe claramente ao coração: Francisco vai e restaura a minha Igreja” (2Cel 10, 1-4).

Não foi preciso repetir duas vezes.
Ola meus amigos leitores é com muita alegria que lhes escrevo para dizer de vocação. Estamos vivendo nestes dias até o pentecostes o tempo pascal, tempo em que meditamos sobre a ressurreição de Jesus Cristo. A cruz de São Damião representa este Cristo já ressuscitado e que através da cruz fala ao coração de Francisco, assim como o Cristo também fala aos discípulos de Emaús e eles sentem que lhes ardia o coração quando ele vos falava pelo caminho (cf. Lc 24, 32-33).
Diante destas mensagens acredito que também nós precisamos deixar que o Cristo ressuscitado nos fale ao coração. E assim poderemos realmente fazer uma verdadeira experiência de conversão em nossas vidas para então podermos anunciar o Cristo através do nosso batismo que é fonte de todas as vocações. É pelo batismo que nós fomos sepultados (mergulho na fonte) com o cristo na sua morte para sermos pessoas ressuscitadas e plenas de vida (cf. Rm 6, 1-11). Pela água da fonte batismal todas as pessoas são enxertadas no Cristo (cf. Rm 6, 3), inseridas no seu corpo (cf. 1Cor 12,13) para, na diversidade de carismas (cf. 1Cor 12,4-31), servirem à comunidade e à humanidade. A partir disso, a Igreja precisa “dar espaço a todos os dons do Espírito. A unidade da Igreja não é uniformidade, mas integração orgânica das legítimas diversidades” (João Paulo II, Novo Millennio Ineunte, N.º 46).
O momento atual caracteriza-se pela desconfiança, pelo desânimo. Muitas pessoas não acreditam em mais nada. Muitas lideranças, animadores e animadoras estão cansados. A vontade é de “deixar prá lá”. Muitas pessoas estão na mesma situação dos discípulos de Emaús que caminham com o Cristo e se encontram desanimados com medo e não o reconhecem.
E eu deixo um convite a vocês que se sentem chamados a viver mais de perto o batismo servindo a Deus e a Cristo através da consagração religiosa. Agora se você já é casado ou é um jovem que tem entre 16 a 30 anos poderá fazer parte da OFS ou da Jufra. São caminhos para viver a opção evangélica à maneira de São Francisco de Assis. Portando se você não sente a vontade de viver segundo estas propostas poderá servir a Deus e ao próximo de várias outras maneiras através de sua vida de oração, nos movimentos, nas pastorais de sua comunidade ou pelo seu matrimônio no seu lar, ao lado de sua família.

Fraternalmente

Frei Reinaldo Silva Augusto, ofm

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores