ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

BUSCANDO ENTENDER...

Sol Santos: Frei quer dizer irmão...e padre pai...Mas um frei é um padre? Ou futuro padre? Não entendo direito, pode me explicar?
 
RESPOSTA: Esta é uma resposta da pergunta acima citada feita por uma "amiga virtual" do Facebook. 
Muito obrigado por fazer esta pergunta. Tenho a alegria de explicá-la. Assim vocês podem compreender mais a nossa vida como religiosos consagrados.
Sim.. frei = irmão e padre = pai. Mas primeiro de tudo vamos entender o porquê de São Francisco querer que seus frades fossem chamados de Frei. Antes de tudo, São Francisco fez uma experiência muito forte de Jesus que se doa a nós por amor, e por este amor decidiu se tornar homem como nós. Quando Jesus se fez um de nós ele devolveu a nossa dignidade de sermos filhos de Deus, que tinha sido perdida por causa do pecado. Mas Jesus sendo filho e se tornando um de nós se fez IRMÃO. Por isso nós chamamos Jesus de IRMÃO, e como Ele é nosso IRMÃO então nós todos somos FILHOS de Deus.
E o que Francisco quer e também ensina a cada frade e irmã é que devemos seguir os passos de Jesus, é como se caminhássemos e descobríssemos as pegadas de Jesus no chão e nós colocassemos os nossos pés justamente naquelas pegadas e fizéssemos o mesmo caminho de Jesus. E o caminho que Jesus nos deixou é o de "amarmos uns aos outros como ele mesmo nos amou". E Jesus nos amou com este amor de IRMÃO. O que nos dá a VIDA.
Então nós frades antes de querer viver qualquer outra coisa devemos nos sentir chamados a sermos IRMÃOS uns dos outros. IRMÃO de quem está ao meu lado, irmão da criação, irmão até da irmã morte... O nosso primeiro chamado como frade é de VIVER EM FRATERNIDADE = IRMANDADE.
O caminho que nos possibilita esta escolha são os votos de obediência, sem nada de próprio e castidade. Estes votos são os meios que utilizamos para viver em plenitude esta nossa vocação de sermos IRMÃOS.
Depois Deus quer também usar de alguns destes irmãos (mas não todos) para ser PADRES = PAIS, ou seja, chama-os a viverem o dom da vocação sacerdotal, sendo PADRES = PAIS no sentido de zelar pelos seus irmãos como pais abençoando, santificando e perdoando, coisa que só se pode fazer com o sacramento da ORDEM.
É muito diferente CONSAGRAÇÃO de ORDENAÇÃO. Consagração todos os freis fazem que é assumir os votos de pobreza, castidade e obediência para toda a vida em doação ao Senhor. ORDENAÇÃO é um sacramento como o batismo que permite com que o PADRE realize Bênçãos, Unções, Presida a Eucaristia, porque são momentos em que o próprio Jesus age na pessoa do sacerdote. Então tem frei que são chamados a serem CONSAGRADOS  e outros que são chamados a serem CONSAGRADOS e ORDENADOS. Estes últimos são FREIS e PADRES. Porém a ORDENAÇÃO não elimina a primeira vocação de CONSAGRADO. Então o FREI que se torna PADRE, sempre deverá responder a sua primeira e essencial vocação de ser IRMÃO = FREI. Por isso que ele não é chamado de PADRE, mesmo sendo um. Porque antes de tudo Deus o chamou para ser testemunho de FRATERNIDADE, e dentro deste testemunho ele pode também exercer as funções de PADRE = PAI.
Então entre nós não tem diferença de importância. Seja um FREI que não é PADRE como aquele que É, não tem este ou aquele que seja mais ou menos importante... todos somos iguais porque somos IRMÃOS.
Por exemplo... eu não fui chamado a ser PADRE, sou um IRMÃO e tenho os mesmos direitos dos meus irmãos que são PADRES. Nós costumamos definir como IRMÃOS LEIGOS e IRMÃOS PRESBÍTEROS. Mas no fim de tudo somos todos IRMÃOS. Como fez Jesus e como nos ensinou São Francisco.
Abração e espero que tenham entendido. 


FREI BRUNO ALEXANDRE SCAPOLAN, OFM

2 comentários:

http://anjo-nice.blogspot.com/ disse...

Nosso Amado Frei Bruno Scapolan é uma Dádiva de Deus nas nossas vidas...Deus caprichou muito com suas mãos Santas quando nos deu de presente sua amizade! Gosto deste cantinho de vocês, me perco de tanta paz lendo e relendo tudo que vcs postam! Que Deus derrame chuvas de bençãos sobre vcs!
Uma abraço.
Eunice.

savoc disse...

Deus te abençoe Nice. Que você possa divulgar a alegria de Deus no coração de cada pessoa que está ao seu lado. Felicidades e continue fazendo fraternidade conosco. Abraços.

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores