ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

ENVIO MISSIONÁRIO DE FR. ROBERTO

Neste último domingo aconteceu na Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores em Roma o envio de cinco missionários para regiões onde o diálogo intereligioso é mais forte. Dois destes Frades foram enviados para a Tailândia e os outros três para Marrocos. Dentre estes últimos está o Fr. Roberto Luiz dos Santos, pertencente a esta Custódia do Sagrado Coração de Jesus. 

Frei Roberto saiu do Brasil no dia 11 de janeiro de 2012. Chegou em Marrocos e ficou ali um mês, depois foi para Bruxelas na Bélgica para um curso de três meses para missionários. Neste período ele aperfeiçoou o francês uma das linguas exigidas na missão em Marrocos e também recebeu formações sobre o modo de estar nestas regiões de missão onde o diálogo intereligioso é essencial. 

Na missa da Solenidade das Ascensão do Senhor estes irmãos receberam a bênção e a Cruz missionária das mãos do Ministro Geral, Frei José Rodriguez Carballo. Solenidade propícia para reforçar aos missionários que Jesus nos deixou a missão de continuar o seu projeto do anúncio libertador do Reino em meio aos homens e em todo o mundo. 

As leituras da liturgia motivaram o envio dos nossos irmãos. A primeira leitura (At 1,1-11) ressaltava que Jesus ensinou ao mundo o projeto do Pai e depois entra em comunhão definitiva com o Pai, e este caminho feito por Jesus é o que nós devemos percorrer, sem ficarmos esperando as coisas acontecerem, numa  passividade alienante; mas ir em missão continuando o projeto de Jesus. 

A segunda leitura (Ef 1,17-23) procura iluminar a nossa consciência como discípulos, para compreendermos e buscarmos esta comunhão plena com Deus, através de uma viva 'esperança' que se realiza a cada dia na experiência fraterna, pois somos membros do mesmo "corpo" do qual Cristo é a cabeça; sendo assim a Igreja realiza a vontade de Deus presente hoje no meio dos homens.

Por fim o Evangelho (Mc 16,15-20) iluminou a celebração reforçando que Cristo é a nossa plenitude enquanto Igreja de Deus, e isso nos obriga a testemunhá-Lo no mundo, ser uma presença de libertação no meio da humanidade. Neste sentido, o Ministro Geral ressaltou aos missionários para levarem o Cristo como plenitude e não a si mesmos, pois se estivessem levando os seus próprios projetos, seria melhor que ficassem onde estavam, pois o projeto que se deve continuar é o projeto salvífico de Cristo. Ele ressaltou ainda que mesmo em lugares onde não poderão pronunciar o nome de Cristo, que não deixem de demonstrar com a vida essa "plenitude" em suas ações. 

Sendo assim, vivamos fervorosos nossa vocação missionária batismal, onde quer que estejamos e acompanhemos com nossas orações a estes nossos irmãos que foram enviados em Missão, pedindo que o Espírito Santo renove e reanime a cada dia a fé de cada um deles. 

Fraternalmente, 

Fr. Bruno Alexandre Scapolan, ofm

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores