ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

ENCONTRO VOCACIONAL 30 e 31/03 - 01/04


Caríssimos confrades, irmãs clarissas, irmãos seculares, irmãos jufristas, irmãos vocacionados e irmãos do SAV-PV, e todos os leitores deste blog: paz e bem! 

Com muita alegria venho através deste saudar a todos e dizer que neste final de semana vivemos um momento especial para nossa família francisclariana, digo vivemos, porque também me fiz presente através do carisma e das orações.


Eu me alegro muito por saber que Deus continua chamando pessoas para o serviço do seu Reino. Esta é verdadeiramente uma resposta de Deus a uma dificil realidade que o mundo está vivendo. Aqui o que me deixa um triste é  que constantemente me deparo com uma pessoa se lamentando do seu emprego perdido sem saber o que fazer da vida, com família para sustentar; ou ainda, pessoas que terminam a faculdade e, de modo algum, conseguem encontrar trabalho. É difícil olhar tantas vezes para o rosto de alguém temeroso do seu futuro. Porém o conforto vem quando estou diante de Deus e posso elevar a ele uma oração pedindo que não se esqueça destes seus filhos. 

Este é apenas um fator que nos faz olhar para si mesmos e ver o quanto Deus é maravilhoso e nos chama a uma vocação para o seu Reino. Não quero dizer que somos privilegiados por isso, mas quero dizer que a grandeza de Deus se constrói na sua humildade. Primeiro porque sendo Deus se fez homem e este é o maior sinal de sua humildade, depois o grande mistério que celebraremos no fim desta semana – a sua Paixão, Morte e Ressurreição – como mistério de amor e de vida para nós. E o seu constante chamamento, como sinal deste amor infinito, porque nos escolhe para contribuirmos com o seu Reino através de nossas vocações – matrimonial, religiosa, sacerdotal, leigo ou leiga - comprometidas com o Evangelho. 

Fico imaginando o que seria destas pessoas que tenho encontrado por aqui, que depois de terem perdido o seu emprego ou depois de tantas dificuldades, se não tivessem o apoio de um frade (religioso) ou de uma irmã (religiosa) ou de algum amigo ou amiga (leigo ou leiga) que lhes convidassem a buscar em Deus a força para superarem estes momentos de trevas. Este é apenas um dos aspectos que dou graças a Deus pela sua chamada, dentre tantos que podemos elencar quando olhamos para dentro de nós e vemos a Sua ação em nossas vidas e através de nós na vida de nossos irmãos. 

Por isso meus irmãos, neste final de semana em que nos unimos como família e acolhemos os irmãos vocacionados desejosos de se esposarem com a Santa Mãe Igreja na vida religiosa franciscana pude recordar as palavras do Apóstolo Paulo, usadas por nossa Mãe Santa Clara de Assis: “Entre outros benefícios que temos recebido e ainda recebemos diariamente da generosidade do Pai de toda misericórdia (cf. 2Cor 1,3) e pelos quais mais temos que agradecer ao glorioso Pai de Cristo, está a nossa vocação que, quanto maior e mais perfeita, mais a Ele é devida. Por isso diz o Apóstolo: "Reconhece a tua vocação" (cf. 1Cor 1,26)” (Santa Clara)

Sendo assim, falando mais intimamente aos irmãos vocacionados, mas a todos os leitores; busque ao máximo responder com generosidade ao chamado de Deus, procurando cada vez mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado, pois é nesta entrega de amor que se experimenta e se testemunha aqui na terra as delícias da Vida Eterna em Deus. 

Força! Coragem! Aquele que te chama está e estará sempre contigo!!! 

Abraços fraternais.  Pace e bene! 

Fr. Bruno Scapolan, ofm 
Nápoles-Itália

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores