ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

FREI ROBERTO: NOSSO MISSIONÁRIO EM MARROCOS

Paz e bem,
Com alegria  escrevo as notícias do meu primeiro período de experiência missionária aqui no Marrocos.
Estou muito feliz e realizado graças a Deus.

Meu maior esforço aqui neste pequeno período de 1 mês e alguns dias foi de conhecer mais de perto a missão, os confrades, me familiarizar com a língua francesa e com a língua espanhola que são os dois idiomas oficiais da missão. Como acréscimo pude aprender um pouquinho de árabe; fazer amizade com a comunidade cristã; trabalhar com os jovens africanos que estão aqui fazendo seus estudos de graduação; conhecer a vida dos imigrantes que chegam aqui da Africa, em busca do “sonho europeu”, ou seja querendo ir até a europa em busca de uma vida melhor; conhecer as clarissas que moram em Casablanca e todas as cidades onde nossa missão tem casa. Outro trabalho que tenho feito é de celebrar missas aqui (temos uma Igreja bonita aqui no centro da capital que é bem frequentada aos domingos) ou na casa de religiosas que vivem perto de nós, nos idiomas francês e espanhol – já fiz até homilias! Que progresso!!!

Nestes meses que estou aqui aconteceram o Encontro dos secretários da evangelização e missão da ordem e a visita do nosso Ministro Geral (ainda em curso).

Para a reunião do secretário da Evangelização e Missão estiveram aqui 2 brasileiros: um da província Santo Antonio e o frei Nestor – Definidor Geral. Pude conviver com eles muitos momentos e tive uma boa conversa com frei Nestor quando fui levá-lo ao aeroporto de Casablanca. Ele manda saudações e disse que nosso processo de independência já está pronto. Neste encontro tive a oportunidade de conhecer o frei Massimo Tedoldi e todos os secretários.

Na visita com o Ministro Geral tivemos uma conversa muito boa também. Ele nos falou das alegrias e tristezas que a ordem tem na atualidade, nos acolheu a nós que chegamos para fazer parte da missão. Ele celebrou a missa da quarta-feira de cinzas aqui e a Igreja estava cheia. Ele manda saudações a todos da custódia.

Enfim, na segunda-feira parto para Bruxelas para fazer a preparação missionária que a ordem oferece lá. Penso que será um tempo muito bom de formação e espiritualidade.

Desejo a vocês uma boa quaresma e que dela surjam muitos frutos do seguimento ao Cristo ao modo de São Francisco!

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores