ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

ENCONTRO VOCACIONAL BEBEDOURO 2010

Semeando o SAGRADO no CORAÇÃO humano.


          Caríssimo amigo leitor, paz e bem!

          Esta frase foi a que norteou todos os dias do Encontro Vocacional realizado em Bebedouro do dia 02 a 06 de junho. Mais uma vez o frio não deixou que os corações se esfriassem, mas o fogo do Espírito Santo esteve a todo o momento aquecendo a vida de oito vocacionados que passaram estes dias em intensa reflexão sobre a vida Cristã e a vocação franciscana.

          Na primeira noite tivemos a apresentação da fraternidade local (Sagrado Coração de Jesus) que acolheu os vocacionados, aspirantes e demais confrades vindos de outras fraternidades. Depois aconteceu a oração inicial do encontro, onde fizemos um jogral apontando os principais fatos da vida de Francisco.

          No dia seguinte amanhecemos com o coração voltado ao Santíssimo Sacramento, pois estávamos celebrando o dia de Corpus Christi, este que juntamente com a Encarnação e a Cruz constitui o tripé da espiritualidade franciscana. Participamos da Santa Missa pela manhã. Tivemos ainda o início de uma reflexão sobre a o sentido da Cruz para Francisco e foi pedido para que deixasse que o Crucifixo falasse a vida de cada vocacionado durante o dia, para concretizarmos a dinâmica na oração da noite. Foi algo muito proveitoso e conduzido pela Márcia da Ordem Franciscana Secular. Por fim, tivemos uma adoração Eucarística realizada numa tenda na parte externa da casa.

          No terceiro dia amanhecemos louvando a Deus através da oração da manhã conduzida pelos aspirantes. E depois houve uma formação com a ajuda da psicóloga Mariliese. No período da tarde apresentamos como é constituída a Família Franciscana e a Ordem dos Frades Menores, com um pouco da história da nossa Província e de nossa Custódia. No período da noite foi passado o filme “Clara e Francisco”, mas somente a primeira parte, para uma reflexão.

          No quarto dia após a oração continuamos com o Filme “Clara e Francisco” e depois um momento de partilha. No período da tarde foram apresentados os trabalhos sociais desenvolvidos pelos frades nesta fraternidade e visita a Casa de Santa Clara. No período da noite tivemos a devoção mariana com a reza da Coroa Franciscana e depois um divertido recreio com apresentações teatrais.

          No último dia participamos primeiramente da Santa Missa e depois foi um momento de preenchimento das fichas e conversa particular com os mesmos. Depois tivemos um delicioso almoço com o qual se encerrou o encontro.

          Todos os dias foram marcados por uma forte espiritualidade e espírito de fraternidade. E os vocacionados puderam adentrar mais profundamente na dinâmica da vida religiosa e no conhecimento da mística franciscana, procurando responder com entusiasmo ao chamado de Deus.

Fraternalmente,

Frei Bruno Alexandre Scapolan, ofm

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores