ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

FREI FRANCESCO MIRANTE

Querido amigo leitor deste blog franciscano, daremos uma pausa nesta semana nos "Fiorettes" de São Francisco, para acompanharmos de perto o belo testemunho de um confrade que vive na Itália. Ele não é sacerdote, mas tem um ministério enriquecedor. Acompanhemos o artigo de Filomena Lamanna. 

UM ARTIGO DEDICADO A FREI FRANCESCO MIRANTE QUE FOI PUBLICADO NA 
"REVISTA DE FONDI" 

Com o encerramento das aulas o meu trabalho na minha banca de jornais diminui muito, mas a minha maior tristeza é a de me acostumar a um ambiente totalmente diferente. A vivacidade vibrante das crianças e das vozes dos pais e professores, de repente, deixa este lugar num silêncio irreal. Por isso todos os anos espero com ansiedade o primeiro dia de aula e ao invés de esperar que meus pequenos clientes venham dentro da banca de jornal, sou eu que saio curiosa e ansiosa para reencontrar a todos: crianças, pais, professores. Olhando ao meu redor, não muito longe de mim, observei um homem de estatura alta, vestido com uma túnica marrom, um frade que trazia folhetos em sua mão e os distribuía a quem parava. Para mim esta cena foi uma novidade absoluta e possivelmente era também para os outros que passavam rapidamente sem prestar muita atenção. Muitos, desconfiados, retraidos se perguntando: "quem será e o que quer em troca destes folhetos?".
Alguns clientes me entravam na banca de jornais, e por alguns minutos ficaram olhando aquele senhor alto com a túnica marrom que com um sorriso contagioso ingressou na minha loja. "Paz e Bem" - ele me saudou - "Paz e Bem" - respondi eu. "Sou Frei Francesco", - apresentou-se. "Quero comprar um jornal" - e enquanto eu pegava o jornal ele me ofereceu um folhetinho. 
Com curiosidade eu o li: era uma mensagem de Jesus e parecia algo preparado especialmente para mim naquele momento. E pensei o seguinte: "Finalmente Jesus veio à mim em pessoa". 
Conversamos um pouco e em me disse que tinha vindo de Fondi fazia alguns dias e estava junto ao frei Maximiliano, o novo paroco da São Francisco, e Frei Félix. Fico feliz de encontrá-lo nas manhãs diante da escola acolhendo especialmente as crianças, mas sem esquecer dos adultos, e oferecendo a todos uma mensagem che possam ajudá-los no novo dia. 
Frei Francesco me confidenciou que notou um pouco de diferença nas pessoas, ele, porém, sem hesitação alguma continua o seu apostolado. 
Passaram-se nove meses desde aquele dia e cada manhã ele está alí, diante do portão da escola, faça chuva ou sol, nada o faz parar. Dia após dia, cada receio e desconfiança passou e todos aprenderam a amar-lo. As crianças escrevem poesias para ele, cartinhas, pequenas frases, desenhos onde exprimem todo o afeto de uma amizade sincera e gratuita que durante estes meses enriqueceu os nossos corações. 
Sem dúvidas, é também para mim  um grande prazer de vê-lo chegar todas as manhãs; aguardo a mensagem que Jesus põe em suas mãos para mim e penso que nem todos na vida tem a sorte de ter um amigo assim. 
Estou certa que o meu pensamento é compartilhado por tantas crianças, e também pelos lojistas que ele visita cada dia; por todos os pais que são siguramente felizes da riqueza espiritual que Frei Francesco dá aos seus filhos. E ele irradia calor e afeto com generosidade, aquela própria de Jesus, sem querer nada em troca. 
Outro dia ele me disse que será diferente daqui uns dias, quando as crianças estiverem de férias e eu pensei que para mim também será a mesma coisa. 
Sinto-me confortada por saber que existe uma pessoa assim, que o seu positivismo se irradia ao seu redor, que a sua serenidade si transmita, e que tantos pensamentos negativos possam ser anulados por uma mensagem de Jesus. 


(Filomena Lamanna)

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

Seguidores