ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

A CASA DO COMERCIANTE


Bem perto da praça principal, a da Câmara Municipal, ficava o estabelecimento comercial de um dos mais ricos e famosos comerciantes da região: Dom Pedro de Bernardone. Não tinha sobrenome de família nobre, porém, àquela época, todos falavam nele pela grande riqueza que possuía. Trabalhava com a comercialização de tecidos e brocados que ia buscar na França e sua ânsia de poder levou-o a comprar, tanto na cidade de Assis quanto em seus arredores, as propriedades de vários senhores feudais, daqueles que se haviam obrigado a vendê-las pelas exigências dos tempos novos que corriam ou para financiar as guerras contra as revoluções dos habitantes das comunas..

Numa das suas frequentes viagens à França, ao passar por Provença, Dom Pedro trouxe, quase ao modo de qualquer outra mercadoria, uma formosa e delicada mulher chamada Pica Bourlemont.

Por sobre a loja de tecidos e mercadorias estrangeiras estava a residência dos Bernardone. Alí, a senhora Pica desempenhava seus afazeres domésticos rodeada de comodidades e presentes de seu abastado esposo. Porém, apesar disso, seu coração continuava a vibrar por nobres ideais, pela fé cristã, a beleza, a poesia...

Dom Pedro, de outro lado, não tinha mais tempo a não ser para fazer crescer febrilmente suas riquezas e, desta forma, conquistar o que o nome de berço não lhe dera: prestígio, fama, glória. Era um fanático pelo poder, no dizer de hoje. Não trabalhava para viver, vivia para trabalhar. Sua segurança estava em seus cofres cheios de ouro e em suas propriedades. Nada mais tinha valor.
PARA REFLETIR
3. Quais eram os valores máximos para Pedro de Bernardone?
Vês algum paralelo entre o pai de Francisco e algumas pessoas do nosso tempo? Em que se assemelham?
Qual é teu parecer a respeito de uma pessoa que pensa e age assim?
O que se pode esperar, para o mundo, de pessoas como estas?

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

DEIXE AQUI O SEU E-MAIL PARA RECEBER NOTÍCIAS

Ocorreu um erro neste gadget

Seguidores