ANIVERSARIANTES DO MÊS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Tradutor - Translator - Traduttore - Traductor - Traducteur - Übersetzer - переводчик - 翻译 - 翻訳者

SÃO FRANCISCO - LE GOFF


PARTE II

Francesco Bernardone nasceu em 1181 ou 1182, em Assis. Foi batizado com o nome de João Batista. Logo mais há a hipótese de que seu pai trocou seu nome em homenagem a mãe que teria sido francesa, e ainda, a de que seus amigos haveriam dado este cognome por ele ser poeta.
Sua juventude não foi diferente dos outros, divertia-se com jogos, ócio, canções, festas e estava sempre na moda. Procurava levar a vida como um cavaleiro procurando imitar os outros comportamentos dos nobres. Era hábil nos negócios, mas também, um grande gastador.
Num período de constantes guerras, Francisco é aprisionado em Perúsia onde ficou mais de um ano na prisão. Depois de liberto não deixa de sonhar com o desejo da glória militar. Então, resolve ir para a Apúlia. Mas no caminho para Espoleto uma visão o detém. Ele não irá para a Apúlia, não será um glorioso militar, mas sim, um dos maiores santos da história do cristianismo.
Daí inicia a sua conversão. Das relações entre o homem interior e o homem exterior, sua conversão acontece em primeiro lugar pela renúncia ao direito aos bens materiais e o dinheiro. São Francisco é, desde o início, o homem da doação total.
Certa vez toma os tecidos de seu pai e vende tudo, depois da todo o valor da mercadoria ao pároco da igrejinha de São Damião. O pai furioso manda buscar Francisco, este se esconde e seu amigo o ajuda levando alimentos. Depois resolve assumir a responsabilidade e o seu pai o prende dentro de casa. Sua mãe compadecida, solta-o. Francisco busca refúgio junto a santa mãe Igreja, e diante do Bispo e de seu pai rompe com sua vida anterior e se torna livre. Renuncia a todos os seus bens, depois se mostra nu, manifestando seu despojamento absoluto.
Os seus primeiros passos não foram fáceis, revelam suas incertezas e dificuldades para passar de uma vida à outra. Porém, o beijo do leproso – quando o amargo se tornou doce – fez a repugnância ser vencida; cultivou a caridade pelos que sofrem, fez descobrir o corpo como irmão. Entrou também o serviço pelos mais pequeninos e infelizes.
Certo dia, na igrejinha de São Damião, Deus lhe fala através do crucifixo: “Francisco, vai, reforma minha casa que, como vês virou só ruínas”. E Francisco toma essas palavras ao pé da letra. Francisco se transforma em operário de construção. Um outro tema entra em sua vida, o trabalho manual.
O ato final da conversão de Francisco acontece na Porciúncula, onde Deus lhe fala de novo. Desta vez pela voz do padre que leu o Evangelho de Mateus 10. Francisco sem dúvidas exclama: “É isso que eu quero, é isso que eu procuro, é isso que eu desejo de todo o meu coração”. assume então o evangelho integralmente em sua vida. De convertido, torna-se missionário. São Francisco nasceu, vão nascer os franciscanos.




1- Quando e como você sentiu ou sente Deus te chamando para um projeto mais íntimo com Ele?
2- Quais as Igrejas a serem reconstruídas hoje?

Nenhum comentário:

VISITANTES

QUEM SOMOS?

Com certeza você já ouviu falar de nós. SOMOS OS FRANCISCANOS, os irmãos menores. Com estas três palavras quase que lhe dissemos tudo: somos seguidores de Jesus Cristo ao modo de São Francisco de Assis; procuramos ser irmãos de todos, homens e mulheres, crianças e adultos, plantas e animais; e, além disso, com humildade, alegria e com poucas coisas materiais. Outra coisa que lhe convém saber, é que nós, franciscanos, trabalhamos nas mais variadas áreas, conforme as competências e formação de cada um e as necessidades da Ordem, da Igreja e do povo de Deus no mundo. Procuramos ser peregrinos e forasteiros, pacíficos e humildes, e assim vamos pelo mundo sem nada de próprio, trabalhando com fidelidade e devoção, conforme nos exigem as realidades e necessidades do nosso tempo. Seguindo os passos de Cristo pobre, humilde e crucificado, que reuniu os discípulos em torno de si e lhes lavou os pés.

Nós, frades menores, vivemos em fraternidade, no serviço e no dom recíproco. Queremos continuar anunciando a mensagem de Paz e Bem ao mundo na simplicidade e união fraterna.

Tem um lugar para você aqui também!

Conhecer não te compromete!

Acertar te realiza!

DEIXE AQUI O SEU E-MAIL PARA RECEBER NOTÍCIAS

Ocorreu um erro neste gadget

Seguidores